Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 - 21h02
A 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial) que traz o tema: “A sociedade no acompanhamento e Controle da gestão pública”, acontecerá nos dias 02 e 03 de fevereiro, no teatro Banzeiros. O evento pede a efetiva participação da sociedade civil que apresentará propostas sobre Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção no município, além da eleição dos delegados que defenderão as proposições da conferência municipal nas etapas estadual e nacional. Para dar suporte às votações serão disponibilizadas urnas eletrônicas, que utilizarão do CPF dos participantes, para que estes possam exercer a democracia. As urnas usadas por seguimento, sendo sociedade civil, órgãos públicos e conselhos municipais.
Waldery Nogueira de Lima, presidente da Comissão de Execução, disse que dez instituições participarão com representantes que serão observadores. Estes contribuirão para a avaliação criteriosa da conferência e observarão todo o processo, verificando se existe algo que não se adéqua. São eles: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Câmara Municipal; Defensoria Pública; Arquidiocese de Porto Velho; e seis destinadas ao Comitê Rondoniense de Combate à Corrupção (CERCO) que representa em Rondônia o braço da Rede Nacional de Controle da Gestão Pública, iniciativa que visa integrar e promover parcerias estratégicas entre os órgãos que atuam em defesa dos cofres públicos. Dentre os órgãos componentes temos: Tribunal de Contas da União; Controladoria Geral da União; Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado; Tribunal Regional Eleitoral; Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho e Departamento de Polícia Federal.
Divulgação
Arquimedes Soares, membro da comissão de mobilização e divulgação, disse durante a reunião da Comissão Organizadora municipal, que já foram entregues cerca de 200 ofícios nos principais órgãos públicos e associações, também cinco equipes fizeram a divulgação com banners, cartazes e faixas nas áreas Leste, Sul e Centro da cidade. “Fomos a farmácias, escolas supermercados e muitos lugares com bastante visibilidade. Em breve estaremos disponibilizando as mídias para a televisão e rádio que já foram elaboradas. Uma Pena que alguns bancos e casas lotéricas não aceitaram que fixássemos cartazes. Agradecemos a toda a imprensa que nos acompanhou desde o início da divulgação”, conta.
Pit Stop
Intensificando a mobilização para a Consocial, acontecerá no dia 30 de janeiro, nas Ruas Jatuarana com Tancredo Neves, zona Sul e Carlos Gomes com Brasília, Centro, a partir das 9 horas um Pit Stop.
Fonte: Rebeca Barca
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).