Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Universidade Federal de Rondônia inaugura curso de biologia à distância


  
A Universidade Federal de Rondônia (Unir), inaugura nesta  quinta-feira (21)às 19h30min, no auditório da instituição, o curso à distância da disciplina Ciências Naturais e Biologia.

O curso faz parte do Programa Pró-licenciatura implantado pelo Ministério de Educação, com o objetivo de expansão da educação superior no País, com formação Inicial para professores dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com uma das coordenadoras do curso, professora Ângela Souto, a Unir conseguiu a inclusão de 640 professores no programa, nas áreas de biologia, música, artes visuais e educação física.  São disciplinas, explicou  Ângela , que em sua maioria são ministrados por professores que não são da área, mas que, por conta da necessidade da região são remanejados para essas áreas de ensino.

“A habilitação desses professores vem atender à demanda. Além de estarmos suprindo essa carência, estamos também proporcionando melhoria no ensino, na medida em que agora eles poderão ao final do projeto, lecionar na disciplina em que foram habilitados”, observou a educadora. 

O Coordenador da Bancada de Rondônia no Congresso, deputado Eduardo Valverde (PT) que prestigiará o lançamento, frisou a importância da inclusão de Rondônia na educação à distância, principalmente pelo fato do programa ser voltado para professores que atuam nos sistemas públicos de ensino e nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. O parlamentar acredita que esse é um passo fundamental para a valorização da escola.

“Não podemos exigir um ensino de qualidade, sem antes focarmos nos mestres. São eles que repassam o conhecimento e, estarem bem preparados é indispensável”, ressaltou.

Pólos de ensino -  O curso de música atenderá  180 professores e terá  três pólos,  dois em Porto Velho e um em  Ariquemes. Biologia  serão 200 vagas para Porto Velho. Teatro e Artes visuais terão 50 vagas cada, ambos na capital. Educação física atenderá professores de Porto Velho e Ariquemes, com 80 vagas cada. Os cursos terão duração de 4 anos e cada professor receberá uma bolsa de R$ 100 até o término das aulas. Mesmo as aulas sendo virtuais, haverá para cada disciplina e em cada pólo dois tutores que ajudarão no esclarecimento de dúvidas e na aplicação das avaliações. Também haverá aulas presenciais ministradas por especialistas.

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl