Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Universidade Federal de Rondônia inaugura curso de biologia à distância


  
A Universidade Federal de Rondônia (Unir), inaugura nesta  quinta-feira (21)às 19h30min, no auditório da instituição, o curso à distância da disciplina Ciências Naturais e Biologia.

O curso faz parte do Programa Pró-licenciatura implantado pelo Ministério de Educação, com o objetivo de expansão da educação superior no País, com formação Inicial para professores dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com uma das coordenadoras do curso, professora Ângela Souto, a Unir conseguiu a inclusão de 640 professores no programa, nas áreas de biologia, música, artes visuais e educação física.  São disciplinas, explicou  Ângela , que em sua maioria são ministrados por professores que não são da área, mas que, por conta da necessidade da região são remanejados para essas áreas de ensino.

“A habilitação desses professores vem atender à demanda. Além de estarmos suprindo essa carência, estamos também proporcionando melhoria no ensino, na medida em que agora eles poderão ao final do projeto, lecionar na disciplina em que foram habilitados”, observou a educadora. 

O Coordenador da Bancada de Rondônia no Congresso, deputado Eduardo Valverde (PT) que prestigiará o lançamento, frisou a importância da inclusão de Rondônia na educação à distância, principalmente pelo fato do programa ser voltado para professores que atuam nos sistemas públicos de ensino e nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. O parlamentar acredita que esse é um passo fundamental para a valorização da escola.

“Não podemos exigir um ensino de qualidade, sem antes focarmos nos mestres. São eles que repassam o conhecimento e, estarem bem preparados é indispensável”, ressaltou.

Pólos de ensino -  O curso de música atenderá  180 professores e terá  três pólos,  dois em Porto Velho e um em  Ariquemes. Biologia  serão 200 vagas para Porto Velho. Teatro e Artes visuais terão 50 vagas cada, ambos na capital. Educação física atenderá professores de Porto Velho e Ariquemes, com 80 vagas cada. Os cursos terão duração de 4 anos e cada professor receberá uma bolsa de R$ 100 até o término das aulas. Mesmo as aulas sendo virtuais, haverá para cada disciplina e em cada pólo dois tutores que ajudarão no esclarecimento de dúvidas e na aplicação das avaliações. Também haverá aulas presenciais ministradas por especialistas.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)