Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

UNIR DEBATERÁ 200 ANOS DE KARL MARX


UNIR DEBATERÁ 200 ANOS DE KARL MARX - Gente de Opinião

Nesta terça-feira, 12 de junho de 2018, a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, através do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UNIR, estará realizando a Conferência 200 ANOS DE KARL MARX: De Marx ao Marxismo. O evento terá como expositora a Professora Marilsa Miranda de Souza, Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara e que atualmente encontra-se em Estágio Pós-Doutoral na UNICAMP. A Conferência será realizada no auditório da Dired (UAB)- Campus da UNIR (Porto Velho), às 19 horas do dia 12 de junho de 2018 e é aberta ao público em geral. As inscrições para certificação serão feitas no local.

Segundo os organizadores, “no contexto de agudização da crise econômica e política em nosso país, vem ocorrendo um processo de reacionarização que aponta para um golpe de Estado militar contrarrevolucionário preventivo para conter a tendência geral de rebelião dos trabalhadores que já não veem saída nesse modo de produção de exploração e opressão”. Razão que, segundo o HISTEDBR-UNIR, “nada mais oportuno, portanto, de recorrer aos clássicos para entender este cenário com a perspectiva de apontar alternativas que superem a sociedade de classes”.

O Grupo de Pesquisa HISTEDBR-UNIR, neste ano no Bicentenário de Karl Marx, irá desenvolver um conjunto de atividades que vão desde Estudos aos Debates que visam aprofundar compreensão da Teoria Marxista e tem um tom celebrativo por considerar que “esta teoria tem vigor e atualidade, tanto de Marx, como de seus continuadores”, conclui a chamada do evento. Já está programada também para a Outubro outro evento para tratar dos 200 anos de Karl Marx e dos 100 anos da Reforma de Córdoba (Argentina).

Confira a divulgação do evento na página institucional da UNIR:

https://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=25723



Biografia de Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de 1883, em Londres, na Inglaterra. É conhecido por ser o fundador da doutrina comunista moderna e foi também um intelectual e revolucionário.

Marx foi um estudioso que ingressou na Universidade de Bonn para estudar direito em 1835. Por influência de seu pai, acabou transferindo-se para a Universidade de Berlim, alguns anos mais tarde, onde teve contato com a obra do professor e filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Interessado, o jovem voltou-se para a área da filosofia, onde mais tarde concluiu um doutorado.

O pensamento de Karl Marx influenciou radicalmente a história política da humanidade e é até hoje um dos mais conhecidos de todo o mundo. Com a colaboração de seu amigo Friedrich Engels, Marx foi autor da teoria marxista. Trata-se, substancialmente, de uma crítica ao sistema capitalista, que não se limita apenas à teoria, tentando uni-la à prática e, por causa disso, ficando conhecida também como teoria do “socialismo científico”. Além disso, Marx foi o criador de termos que repercutiram em posteriores discussões nas sociedades, como a “mais-valia”. Foi um genial pensador e dirigente do proletariado mundial. Foi o artífice da ciência que trata das leis gerais que regem o desenvolvimento da natureza, da sociedade e do pensamento humano - o materialismo dialético e o materialismo histórico. Marx demonstrou de maneira científica que a destruição do capitalismo e o triunfo da sociedade comunista são inevitáveis e, junto de seu camarada Friedrich Engels, apontou que o caminho que conduz à sociedade socialista é o da revolução proletária e da ditadura do proletariado.

A doutrina de Marx é a ciência da transformação do mundo pela via revolucionária. Essa ciência ensinou ao proletariado que, para alcançar seus fins, ele deve destruir de forma violenta a velha ordem existente, e que isso só pode ser alcançado se organizar seu próprio partido revolucionário, enquanto organização que dirige uma revolução e refuta a participação nos espaços burgueses. Ou seja, os partidos que existem até então no Brasil e que se intitulam “marxistas” ou “comunistas” não seguem as ideias de Marx porque acabam por fazer o jogo político da sociedade de classes, criando ilusões nas massas proletárias com seus discursos reformistas e de manutenção da ordem burguesa. Estes partidos são caricaturas do Marxismo.

"O marxismo é o sistema das ideias e da doutrina de Marx. Marx continuou e desenvolveu plena e genialmente as três principais correntes ideológicas do século XIX, nos três países mais avançados da humanidade: a filosofia clássica alemã, a economia política clássica inglesa e o socialismo francês, em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas em geral. O caráter notavelmente coerente e integral das suas ideias, reconhecido pelos próprios adversários - e que, no seu conjunto, constituem o materialismo moderno e o socialismo científico moderno como teoria e programa do movimento operário de todos os países civilizado”. (Lenin - Karl Marx, obras escolhidas, tomo I, editorial "Avante!").

Mais Sobre Política

Garçon cobra asfalto para atender hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Lindomar Garçon cobra asfalto para atender necessidades dos hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Terminal hidroviário foi reformado e já está em pleno funcionamento

Programa de Aposentadoria Incentivada é prorrogado por mais 30 dias

Podem aderir ao programa os servidores estatutários que não respondem a processo disciplinar e processo judicial

Membros de conselhos participam de seminário sobre o Fundeb realizado pelo TCE-RO

De acordo com a Escon, a capacitação, que é voltada para membros dos conselhos de educação e do Fundeb, foi ministrada também em Ariquemes