Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

UNIR DEBATERÁ 200 ANOS DE KARL MARX


UNIR DEBATERÁ 200 ANOS DE KARL MARX - Gente de Opinião

Nesta terça-feira, 12 de junho de 2018, a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, através do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UNIR, estará realizando a Conferência 200 ANOS DE KARL MARX: De Marx ao Marxismo. O evento terá como expositora a Professora Marilsa Miranda de Souza, Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara e que atualmente encontra-se em Estágio Pós-Doutoral na UNICAMP. A Conferência será realizada no auditório da Dired (UAB)- Campus da UNIR (Porto Velho), às 19 horas do dia 12 de junho de 2018 e é aberta ao público em geral. As inscrições para certificação serão feitas no local.

Segundo os organizadores, “no contexto de agudização da crise econômica e política em nosso país, vem ocorrendo um processo de reacionarização que aponta para um golpe de Estado militar contrarrevolucionário preventivo para conter a tendência geral de rebelião dos trabalhadores que já não veem saída nesse modo de produção de exploração e opressão”. Razão que, segundo o HISTEDBR-UNIR, “nada mais oportuno, portanto, de recorrer aos clássicos para entender este cenário com a perspectiva de apontar alternativas que superem a sociedade de classes”.

O Grupo de Pesquisa HISTEDBR-UNIR, neste ano no Bicentenário de Karl Marx, irá desenvolver um conjunto de atividades que vão desde Estudos aos Debates que visam aprofundar compreensão da Teoria Marxista e tem um tom celebrativo por considerar que “esta teoria tem vigor e atualidade, tanto de Marx, como de seus continuadores”, conclui a chamada do evento. Já está programada também para a Outubro outro evento para tratar dos 200 anos de Karl Marx e dos 100 anos da Reforma de Córdoba (Argentina).

Confira a divulgação do evento na página institucional da UNIR:

https://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=25723



Biografia de Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de 1883, em Londres, na Inglaterra. É conhecido por ser o fundador da doutrina comunista moderna e foi também um intelectual e revolucionário.

Marx foi um estudioso que ingressou na Universidade de Bonn para estudar direito em 1835. Por influência de seu pai, acabou transferindo-se para a Universidade de Berlim, alguns anos mais tarde, onde teve contato com a obra do professor e filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Interessado, o jovem voltou-se para a área da filosofia, onde mais tarde concluiu um doutorado.

O pensamento de Karl Marx influenciou radicalmente a história política da humanidade e é até hoje um dos mais conhecidos de todo o mundo. Com a colaboração de seu amigo Friedrich Engels, Marx foi autor da teoria marxista. Trata-se, substancialmente, de uma crítica ao sistema capitalista, que não se limita apenas à teoria, tentando uni-la à prática e, por causa disso, ficando conhecida também como teoria do “socialismo científico”. Além disso, Marx foi o criador de termos que repercutiram em posteriores discussões nas sociedades, como a “mais-valia”. Foi um genial pensador e dirigente do proletariado mundial. Foi o artífice da ciência que trata das leis gerais que regem o desenvolvimento da natureza, da sociedade e do pensamento humano - o materialismo dialético e o materialismo histórico. Marx demonstrou de maneira científica que a destruição do capitalismo e o triunfo da sociedade comunista são inevitáveis e, junto de seu camarada Friedrich Engels, apontou que o caminho que conduz à sociedade socialista é o da revolução proletária e da ditadura do proletariado.

A doutrina de Marx é a ciência da transformação do mundo pela via revolucionária. Essa ciência ensinou ao proletariado que, para alcançar seus fins, ele deve destruir de forma violenta a velha ordem existente, e que isso só pode ser alcançado se organizar seu próprio partido revolucionário, enquanto organização que dirige uma revolução e refuta a participação nos espaços burgueses. Ou seja, os partidos que existem até então no Brasil e que se intitulam “marxistas” ou “comunistas” não seguem as ideias de Marx porque acabam por fazer o jogo político da sociedade de classes, criando ilusões nas massas proletárias com seus discursos reformistas e de manutenção da ordem burguesa. Estes partidos são caricaturas do Marxismo.

"O marxismo é o sistema das ideias e da doutrina de Marx. Marx continuou e desenvolveu plena e genialmente as três principais correntes ideológicas do século XIX, nos três países mais avançados da humanidade: a filosofia clássica alemã, a economia política clássica inglesa e o socialismo francês, em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas em geral. O caráter notavelmente coerente e integral das suas ideias, reconhecido pelos próprios adversários - e que, no seu conjunto, constituem o materialismo moderno e o socialismo científico moderno como teoria e programa do movimento operário de todos os países civilizado”. (Lenin - Karl Marx, obras escolhidas, tomo I, editorial "Avante!").

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)