Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Tucura e Maurão intervem a favor de produtores


Os deputados Valdivino Tucura e Maurão de Carvalho estiveram reunidos na última segunda-feira na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Velho, para discutirem a desburocratização das ações do órgão em Rondônia no tocante à regularização fundiária. Além dos deputados participaram lideranças rurais, que expuseram aos representantes do Incra as dificuldades vividas hoje pelo homem do campo por falta de documentação das terras, como o Título Definitivo de posse.

Além das dificuldades de liberação de documentos, foi debatida a falta de recursos ao Incra em Rondônia, o que tem comprometido todas as ações no Estado, que atualmente tem apenas 26% de áreas rurais regularizadas.

Os representantes dos produtores afirmaram que o pedido ao Incra é antigo e que em razão de não serem atendidos os produtores rurais em todo Estado tem passado por muitas dificuldades, já que o Incra não tem tido a capacidade de fazer valer as instruções normativas que são necessárias è regularização fundiária. Com base no que foi discutido as lideranças rurais ficaram de levar as propostas elaboradas ao diretores do Incra em Brasília, para que se chegue a uma solução dos problemas. Entre as propostas estão o repasse de verbas para o Incra de Rondônia para o georeferenciamento de glebas, solicitação que o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico- aprovado como Lei Federal- substitua o Plano Ecológico Econômico e a concessão real de uso por 10 anos.

Na opinião do deputado Valdivino Tucura, é fundamental para o desenvolvimento de Rondônia que os pedidos sejam acatados pelo Incra em Brasília, encerrando um ciclo de problemas aos produtores do Estado.

A mesma visão tem Maurão de Carvalho, que, como o deputado Valdivino Tucura, se propôs a ajudar no que for possível para que os produtores de Rondônia tenham um novo ciclo de progresso pela frente. 

Participantes

Além dos deputados Valdivino Tucura e Marão de Carvalho, estiveram na reunião Edson Afonso (Sindicato Rural de São Francisco do Guaporé), Paulo Nóbrega (Sindicato Rural de São Miguel), o popular Lebrão (vice-prefeito de Costa Marques), José Carlos (Projeto Primavera), Miguel Ramires (Sindicato Rural de São Miguel),Vanilton de Jesus (vice-prefeito de São Francisco do Guaporé), Carismar de Souza (Associação dos Proprietários Rurais de São Francisco) e Carlino Lima (Superintendente do Incra)

Fonte: Decom

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi