Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tucura e Maurão intervem a favor de produtores


Os deputados Valdivino Tucura e Maurão de Carvalho estiveram reunidos na última segunda-feira na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Velho, para discutirem a desburocratização das ações do órgão em Rondônia no tocante à regularização fundiária. Além dos deputados participaram lideranças rurais, que expuseram aos representantes do Incra as dificuldades vividas hoje pelo homem do campo por falta de documentação das terras, como o Título Definitivo de posse.

Além das dificuldades de liberação de documentos, foi debatida a falta de recursos ao Incra em Rondônia, o que tem comprometido todas as ações no Estado, que atualmente tem apenas 26% de áreas rurais regularizadas.

Os representantes dos produtores afirmaram que o pedido ao Incra é antigo e que em razão de não serem atendidos os produtores rurais em todo Estado tem passado por muitas dificuldades, já que o Incra não tem tido a capacidade de fazer valer as instruções normativas que são necessárias è regularização fundiária. Com base no que foi discutido as lideranças rurais ficaram de levar as propostas elaboradas ao diretores do Incra em Brasília, para que se chegue a uma solução dos problemas. Entre as propostas estão o repasse de verbas para o Incra de Rondônia para o georeferenciamento de glebas, solicitação que o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico- aprovado como Lei Federal- substitua o Plano Ecológico Econômico e a concessão real de uso por 10 anos.

Na opinião do deputado Valdivino Tucura, é fundamental para o desenvolvimento de Rondônia que os pedidos sejam acatados pelo Incra em Brasília, encerrando um ciclo de problemas aos produtores do Estado.

A mesma visão tem Maurão de Carvalho, que, como o deputado Valdivino Tucura, se propôs a ajudar no que for possível para que os produtores de Rondônia tenham um novo ciclo de progresso pela frente. 

Participantes

Além dos deputados Valdivino Tucura e Marão de Carvalho, estiveram na reunião Edson Afonso (Sindicato Rural de São Francisco do Guaporé), Paulo Nóbrega (Sindicato Rural de São Miguel), o popular Lebrão (vice-prefeito de Costa Marques), José Carlos (Projeto Primavera), Miguel Ramires (Sindicato Rural de São Miguel),Vanilton de Jesus (vice-prefeito de São Francisco do Guaporé), Carismar de Souza (Associação dos Proprietários Rurais de São Francisco) e Carlino Lima (Superintendente do Incra)

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)