Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tucura e Maurão intervem a favor de produtores


Os deputados Valdivino Tucura e Maurão de Carvalho estiveram reunidos na última segunda-feira na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Velho, para discutirem a desburocratização das ações do órgão em Rondônia no tocante à regularização fundiária. Além dos deputados participaram lideranças rurais, que expuseram aos representantes do Incra as dificuldades vividas hoje pelo homem do campo por falta de documentação das terras, como o Título Definitivo de posse.

Além das dificuldades de liberação de documentos, foi debatida a falta de recursos ao Incra em Rondônia, o que tem comprometido todas as ações no Estado, que atualmente tem apenas 26% de áreas rurais regularizadas.

Os representantes dos produtores afirmaram que o pedido ao Incra é antigo e que em razão de não serem atendidos os produtores rurais em todo Estado tem passado por muitas dificuldades, já que o Incra não tem tido a capacidade de fazer valer as instruções normativas que são necessárias è regularização fundiária. Com base no que foi discutido as lideranças rurais ficaram de levar as propostas elaboradas ao diretores do Incra em Brasília, para que se chegue a uma solução dos problemas. Entre as propostas estão o repasse de verbas para o Incra de Rondônia para o georeferenciamento de glebas, solicitação que o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico- aprovado como Lei Federal- substitua o Plano Ecológico Econômico e a concessão real de uso por 10 anos.

Na opinião do deputado Valdivino Tucura, é fundamental para o desenvolvimento de Rondônia que os pedidos sejam acatados pelo Incra em Brasília, encerrando um ciclo de problemas aos produtores do Estado.

A mesma visão tem Maurão de Carvalho, que, como o deputado Valdivino Tucura, se propôs a ajudar no que for possível para que os produtores de Rondônia tenham um novo ciclo de progresso pela frente. 

Participantes

Além dos deputados Valdivino Tucura e Marão de Carvalho, estiveram na reunião Edson Afonso (Sindicato Rural de São Francisco do Guaporé), Paulo Nóbrega (Sindicato Rural de São Miguel), o popular Lebrão (vice-prefeito de Costa Marques), José Carlos (Projeto Primavera), Miguel Ramires (Sindicato Rural de São Miguel),Vanilton de Jesus (vice-prefeito de São Francisco do Guaporé), Carismar de Souza (Associação dos Proprietários Rurais de São Francisco) e Carlino Lima (Superintendente do Incra)

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)