Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tucano a passarinho? - Garoto propaganda - Os feminicidios - Ardendo em chamas


Tucano a passarinho? - Garoto propaganda - Os feminicidios - Ardendo em chamas - Gente de Opinião

Tucano a passarinho?

Já diziam os sabichões mineiros da velha republica brasileira: A politica é como as nuvens, mudam de forma e tamanho a todo momento. Aplica-se a situação do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) considerado até pouco tempo como um caso perdido e fora do páreo para as eleições do ano que vem, com um projeto de reeleição prejudicado.

Como alguns casos de alcaides da capital rondoniense, Chaves largou bem, sobreviveu ao primeiro inverno amazônico, mas na segunda e na terceira temporada de chuvas naufragou pesadamente. Sua popularidade foi ao fundo do poço, como o lençol freatico desta cidade no auge do causticante do verão amazonico, cuja população respira fumaça e poeira.

No entanto, para surpresa dos meios políticos, neste verão Hildon recuperou o fôlego, colocou dezenas de frentes de trabalho em andamento e tem um pacote de obras em torno de R$ 300 milhões para tocar seu projeto de reeleição. Como se vê, o tucano se revela indigesto e já tem estratégia definida para a próxima estação de chuvas.

Agora o cenário é outro e, alguns adversários já estão até reavaliando o quadro, mas ainda acreditando que no segundo turno a oposição se unindo contra a gestão que aí esta, fará um delicioso prato de tucano a passarinho com farofa! Será?

.......................................

Garoto propaganda

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu retorno a um dos recordes de votações em todo o País que obteve em Rondônia no pleito passado. Na recente tambaquizada de Brasília, ele saboreou o tambaqui rondoniense e aprovou a delicia, se tornando um garoto propaganda para a divulgação do peixe pelo País afora. O governador Marcos Rocha e o secretário da Agricultura Evandro Padovani voltaram satisfeitos com o marketing.

Os feminicidios

Com elevada taxa de feminicidios, cujos casos só têm aumentado nos últimos anos, embora a Lei Maria da Penha já esteja em vigor a mais de uma década e tantas campanhas de conscientização, Porto Velho também conta com elevado percentual de mães menores solteiras. Questões que precisam ser mais bem debatidas e equacionadas pelas autoridades de segurança e de saúde pública.

Ardendo em chamas

 As capitais de Rondônia, Porto Velho, e do Acre, Rio Branco, padecem com as grossas camadas de fumaça com tantas queimadas provocadas pelo desmatamento nesta temporada, que, diga-se de passagem, é a pior da década. A região sul do Amazonas também é afetada pelas queimadas, arde em chamas e já esta em estado de emergencia. Não bastasse Porto Velho vivencia grandes incêndios urbanos.

As tempestades

 Além do calor sufocante e as queimadas, o mês de agosto geralmente é marcado por ventos fortes na capital rondoniense e na região Amazônica. Pobres telhados das casas dos portovelhenses.  Não querendo voduzar nenhum cara-pálida, destas bandas, vão preparando o bolso! As casas especializadas em calhas estão reforçando o estoque já prevendo a situação.

As conversações

Pelo menos cinco possiveis candidatos a prefeitura de Porto Velho estão conversando, com possibilidades de um Pacto Tacacá para as eleições do ano que vem. Um deles deixou bem claro que mediante entendimentos pode deixar a peleja, enquanto que outro negocia a indicação do vice do ungido para enfrentar o prefeito Hildon Chaves. O numero de candidatos pode encolehr, como se vê.

Via Direta

*** O Contingenciamento de recursos pelo governo federal na ordem de R$ 1 milhão na Universidade Federal de Rondônia-Unir é objeto de ação civil do MPF *** Como se sabe, a Unir sobrevive com grandes dificuldades com o atual aporte de recursos e os sucessivos cortes só tem deteriado à situação daquela instituição de ensino *** Um dos destaques da atual bandada federal, a deputada Silvia Cristina (PDT-RO) tem voltado às atenções a problemática da regularização fundiária em Rondônia.  


Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)