Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Tucano a passarinho? - Garoto propaganda - Os feminicidios - Ardendo em chamas


Tucano a passarinho? - Garoto propaganda - Os feminicidios - Ardendo em chamas - Gente de Opinião

Tucano a passarinho?

Já diziam os sabichões mineiros da velha republica brasileira: A politica é como as nuvens, mudam de forma e tamanho a todo momento. Aplica-se a situação do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) considerado até pouco tempo como um caso perdido e fora do páreo para as eleições do ano que vem, com um projeto de reeleição prejudicado.

Como alguns casos de alcaides da capital rondoniense, Chaves largou bem, sobreviveu ao primeiro inverno amazônico, mas na segunda e na terceira temporada de chuvas naufragou pesadamente. Sua popularidade foi ao fundo do poço, como o lençol freatico desta cidade no auge do causticante do verão amazonico, cuja população respira fumaça e poeira.

No entanto, para surpresa dos meios políticos, neste verão Hildon recuperou o fôlego, colocou dezenas de frentes de trabalho em andamento e tem um pacote de obras em torno de R$ 300 milhões para tocar seu projeto de reeleição. Como se vê, o tucano se revela indigesto e já tem estratégia definida para a próxima estação de chuvas.

Agora o cenário é outro e, alguns adversários já estão até reavaliando o quadro, mas ainda acreditando que no segundo turno a oposição se unindo contra a gestão que aí esta, fará um delicioso prato de tucano a passarinho com farofa! Será?

.......................................

Garoto propaganda

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu retorno a um dos recordes de votações em todo o País que obteve em Rondônia no pleito passado. Na recente tambaquizada de Brasília, ele saboreou o tambaqui rondoniense e aprovou a delicia, se tornando um garoto propaganda para a divulgação do peixe pelo País afora. O governador Marcos Rocha e o secretário da Agricultura Evandro Padovani voltaram satisfeitos com o marketing.

Os feminicidios

Com elevada taxa de feminicidios, cujos casos só têm aumentado nos últimos anos, embora a Lei Maria da Penha já esteja em vigor a mais de uma década e tantas campanhas de conscientização, Porto Velho também conta com elevado percentual de mães menores solteiras. Questões que precisam ser mais bem debatidas e equacionadas pelas autoridades de segurança e de saúde pública.

Ardendo em chamas

 As capitais de Rondônia, Porto Velho, e do Acre, Rio Branco, padecem com as grossas camadas de fumaça com tantas queimadas provocadas pelo desmatamento nesta temporada, que, diga-se de passagem, é a pior da década. A região sul do Amazonas também é afetada pelas queimadas, arde em chamas e já esta em estado de emergencia. Não bastasse Porto Velho vivencia grandes incêndios urbanos.

As tempestades

 Além do calor sufocante e as queimadas, o mês de agosto geralmente é marcado por ventos fortes na capital rondoniense e na região Amazônica. Pobres telhados das casas dos portovelhenses.  Não querendo voduzar nenhum cara-pálida, destas bandas, vão preparando o bolso! As casas especializadas em calhas estão reforçando o estoque já prevendo a situação.

As conversações

Pelo menos cinco possiveis candidatos a prefeitura de Porto Velho estão conversando, com possibilidades de um Pacto Tacacá para as eleições do ano que vem. Um deles deixou bem claro que mediante entendimentos pode deixar a peleja, enquanto que outro negocia a indicação do vice do ungido para enfrentar o prefeito Hildon Chaves. O numero de candidatos pode encolehr, como se vê.

Via Direta

*** O Contingenciamento de recursos pelo governo federal na ordem de R$ 1 milhão na Universidade Federal de Rondônia-Unir é objeto de ação civil do MPF *** Como se sabe, a Unir sobrevive com grandes dificuldades com o atual aporte de recursos e os sucessivos cortes só tem deteriado à situação daquela instituição de ensino *** Um dos destaques da atual bandada federal, a deputada Silvia Cristina (PDT-RO) tem voltado às atenções a problemática da regularização fundiária em Rondônia.  


Mais Sobre Política

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

Aprovado projeto do presidente Laerte Gomes que suspende eleições de diretores de escolas públicas

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 338/19, de autoria do presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB), revogando todas

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

Agentes de saúde de Rondônia voltam a receber adicional de insalubridade

A partir de dezembro, 533 servidores da saúde de Rondônia que atuam na área de endemias voltarão a receber adicional de insalubridade. O valor acresci

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

Cristiane Lopes participa de Encontro Mulheres Progressistas - Fortalecendo o Futuro

A vereadora Cristiane Lopes (PP) participou no último final de semana do Encontro Mulheres Progressistas, que aconteceu no espaço Millenium, na cida