Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRT-14 majora honorários advocatícios nos Escritórios Corporativos


Atendendo pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, realizada em conjunto com a Associação Rondoniense dos Advogados de Rondônia (Aronatra), o Presidente do Tribunal Regional do Trabalha 14ª Região (TRT-14), Ilson Alves Pequeno Junior, celebrou o convênio 01/2014 com a OAB/RO na qual renova o funcionamento do Escritório Corporativo em Porto Velho e regula os honorários advocatícios ao teto de 15%.

Antes da celebração deste convênio, os honorários nos Escritórios Corporativos chegavam ao máximo de 12%, o que de certa forma, em alguns casos, deixava os advogados com valores bem reduzidos quando do julgamento das causas.

O novo percentual deve ser aplicado ao valor da condenação ou acordo trabalhista celebrado entre as partes.

O pleito da OAB/RO em aumentar os honorários baseou-se em uma reivindicação antiga dos profissionais que atuam nos escritórios corporativos em todo o Estado, que clamavam por percentual mais dignos às causas dos hipossuficientes que buscam o serviço nos Escritórios Corporativos.

“Essa atitude é uma clara demonstração do compromisso com o jurisdicionado e do respeito pela advocacia”, comentou Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO, durante a assinatura do documento.

O Desembargador lembrou que o pleito da OAB é superior ao percentual que foi concedido no novo acordo, porém, pretende retornar sobre o tema ainda este ano e estudar a viabilidade de majorar novamente o percentual para o próximo ano.

Na ocasião da reunião, Andrey Cavalcante e Ilson Pequeno Júnior aproveitaram para fazer um breve balanço das ações realizadas entre OAB e TRT-14 que visaram levar mais benefícios a Comunidade, a exemplo do TRT Comunidade, da ação conjunta em levar treinamento aos advogados de Rondônia sobre o Peticionamento Judicial Eletrônico (PJE), e reconheceram que o relacionamento harmonioso e respeitoso entre as duas instituições foi fundamental para garantir melhorias aos jurisdicionados.

“Nosso respeito pela atual gestão da OAB e pelas parcerias de sucesso que firmamos pode ser avaliada pela escolha da data que marcamos para o início do ano Judiciário no TRT (21 de janeiro). Poderíamos ter escolhido abrir o ano judiciário logo nos primeiros dias de janeiro, mas resolvemos respeitar as férias dos advogados. A data não foi escolhida ao acaso”, explicou o Desembargador.

Sentindo-se lisonjeado com o respeito a entidade, Andrey Cavalcante renovou a confiança no trabalho humanista e de extrema sensibilidade que vem adotando o atual presidente do TRT, que visa sempre prestar um serviço mais célere ao jurisdicionado, cercado da eficiência necessária no que tange a qualificação dos servidores e da constante atualização dos magistrados.

Participaram ainda da assinatura do acordo, o Juiz Auxiliar da Presidência, Antônio César Coelho, o Conselheiro Estadual da OAB/RO, Max Ferreira Rolim e o Presidente da Aronatra, Vitor Martins Noé.

Sala da OAB na Justiça do Trabalho

Na ocasião, o Presidente do TRT-14 aproveitou para assinar o Termo de Cessão de Uso 001/2014 em que concede o uso de espaço físico para atendimento aos advogados, no prédio em que funciona a 6ª, 7ª e 8ª Varas do Trabalho de Porto Velho. Andrey Cavalcante aproveitou para informar que a sala seguirá os padrões de mobiliário e equipamentos tecnológicos de ponta para atender os advogados especialmente em função da digitalização de processos e acesso ao PJe.

Fonte: Eficaz

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)