Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tropa de elite da Policía Militar quer ser melhor conhecida pela população


A Companhia de Operações Especiais – COE da Polícia Militar, a tropa de elite da corporação, não tem planejamento diferenciado para atuar em dias de jogos da Copa do Mundo de Futebol por manter o efetivo pronto para ação imediata em qualquer circunstância. A mobilização dos policiais é instantâneo e em 40 minutos o grupo se apresenta no local da ocorrência. “Há o entendimento entre as pessoas de que nosso pessoal age com rispidez, mas a população deve saber que quando entramos em ação é porque outros meios para manter a ordem e evitar o caos já foram utilizados e não tiveram sucesso”, explica o major PM Alexandre dos Santos França, comandante da COE.

Segundo o major Alexandre, as ocorrências rotineiras que forem registradas durante ou após os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo continuam sendo atendidas pelo policiamento ordinário da PM, a cargo do 1º e 5º Batalhões. “A COE é uma tropa com preparo para  operações de alto nível e só atua em ocorrências de alta complexidade, quando a intervenção dos meios normais da segurança pública não conseguem atender”, explica.

“A COE é mal interpretada, pois em sua área de atuação é necessário o uso meios mais ríspidos, entretanto, nossa intervenção é feita para resolver uma situação que caminha para o descontrole”, diz o major Alexandre. Ele tem um projeto social, que faz parte da filosofia de policiamento comunitário, defendida pelo comandante geral da PM, coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz. “A meta é aproximar a comunidade da polícia, mostrar melhor nosso trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona Sul”.

Atribuições

A tropa tem como atribuição a atuação em controle de distúrbios, quando há risco de caos e desordem, quando há interrupção irregular do trânsito de veículos, ocorrências com reféns que estejam sob domínio de criminosos, com presença de explosivos de todos os tipos e quando há necessidade de combate em ambiente fechado. Também é chamada em ações contra o crime organizado quando há aparato armado, intervenções em estabelecimentos prisionais, inclusive com revista a apenados, e policiamento rural.

A formação do policial que atua o Comando de Operações Especiais é diferenciada, pois há a necessidade de manter pessoal qualificado para intervir em cada uma das atividades da área de competência do grupo. Para isto eles são formados em cursos ministrados em outros Estados e participam de treinamento intensivo, tanto individual como coletivo, para que estejam aptos a qualquer momento.

Outro fator que diferencia o policial da COE do policial das demais unidades da PM é, segundo o major Alexandre, a parte disciplinar. “Nosso pessoal tem maior compromisso moral e ético. Qualquer desvio nestes princípios pode significar seu afastamento da companhia”, diz ele.

Social

O comando da COE tem pronto um projeto denominado Escola de Artes Marciais, que é voltado para crianças carentes de 8 a 15 anos, moradoras de bairros da Zona Sul. A concretização, entretanto, necessita de parceiros, oficiais e privados, que possam aportar os R$ 58 mil necessários. “O retorno sempre é positivo para a sociedade e para o Estado. Isto está provado em outros projetos que estão em andamento”, conclui.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)