Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tribunal de Contas visita o sipam


O Tribunal de Contas do Estado e o Sipam (Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia) iniciaram nesta sexta-feira, 26, entendimentos para firmar uma parceria que fortaleça a ação do TCE-RO nas auditorias ambientais nos municípios, a partir de dados a serem fornecidos pelo Sipam, e também para que o órgão federal participe dos eventos relativos ao Painel Amazônico, a ser realizado em maio do ano que vem, quando o Tribunal vai completar 25 anos.

Durante a visita o diretor-geral daquele órgão Neumar Silveira e as técnicas Ana Cristina e Janete Rodrigues explicaram os vários sistemas de funcionamento do Sipam aos conselheiros Valdivino Crispim, corregedor do TCE-RO, e José Gomes de Melo, acompanhados dos secretários de Controle Externo José Luiz e de Informática Sílvio Bueno, além do assessor Antonio Robespierre.

O convênio em discussão, de cooperação técnica entre os dois órgãos, sendo confirmado, será o primeiro que o Sipam estará estabelecendo com um Tribunal de Contas da região Norte.

"Nossa ida ao Sipam tem a dupla finalidade de integrar o órgão no projeto Painel Amazônico, dos 25 anos de fundação do Tribunal, ano que vem, além, do que entendemos ser o mais importante, que seja firmada uma parceria capaz de instrumentalizar melhor o trabalho que o TCE-RO realiza nas auditorias ambientais", disse o conselheiro Crispim.

"Esse entendimento é importante porque teremos ao nosso lado os mecanismos que o Sipam irá nos fornecer, fortalecendo nossas auditorias ambientais e permitindo que essa parceria se transfira a seguir para atender aos interesses do cidadão nesse setor", afirmou o conselheiro José Gomes de Melo, lembrando que "a presença do Sipam durante os eventos relativos aos 25 anos de criação do Tribunal de Contas vai representar um ponto positivo para mostrar o que se está fazendo pela preservação ambiental".

Fonte:Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)