Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Tribunal de Contas lança Programa TCEndo Cidadania em escola de Porto Velho


Tribunal de Contas lança Programa TCEndo Cidadania em escola de Porto Velho - Gente de Opinião

O conselheiro presidente Edilson de Sousa falou aos alunos do Colégio Tiradentes sobre os objetivos do programa

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou nesta terça-feira (12), em Porto Velho, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) a abertura do Programa TCEndo Cidadania, composto de palestras e informativos da Corte de Contas.

Destinado à comunidade escolar e toda a sociedade em geral, o evento contou, na mesa de abertura, com a presença de representantes do TCE-RO e do CTPM.

A apresentação do programa foi realizada pelo presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, que destacou o papel educativo-pedagógico exercido pela Corte de Contas ao criar um programa que visa a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania na sociedade.

“Cidadania é cumprir com as obrigações e amar ao próximo. Todos os que estão presentes são cidadãos atuantes, e o objetivo deste programa é fazer com que saibam que podem exercer a cidadania com ações simples, as quais iniciam dentro de cada indivíduo e perpassam ao exterior”, disse o presidente do TCE.

Dando continuidade ao evento, Edilson de Sousa salientou a importância do programa e divulgou as competências constitucionais do TCE-RO, o que é e o que faz o Tribunal de Contas, quais as consequências de sua atuação quanto à fiscalização dos recursos públicos e o que cada pessoa pode fazer para colaborar com o exercício da cidadania.

OUVIDORIAS

Tendo em vista a obrigatoriedade da nova legislação quanto à instituição de ouvidorias nos órgãos públicos, foi destacado, durante a palestra do conselheiro presidente, o papel das ouvidorias públicas, em especial a do TCE-RO, informando como é possível encaminhar dúvidas, reclamações ou sugestões ao órgão. Ao final foi entregue aos participantes informativos com a Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

PROGRAMA TCENDO CIDADANIA

O programa é realizado pelo Tribunal de Contas, por meio da Ouvidoria e da Escola Superior de Contas, e tem como objetivo executar ações destinadas a formar cidadãos mais conscientes sobre seu papel na sociedade junto a Administração Pública, bem como capacitá-los a exercer de forma efetiva o controle social e fomentar a transparência por parte dos gestores públicos.

O TCEndo Cidadania chegará as escolas, por meio de parcerias com as instituições públicas e privadas, através dos projetos Educação Cidadã- Controle Social e Transparência; e Corte de Contas Cidadã – O que é e o que faz o TCE-RO, em uma abordagem acessível à comunidade estudantil.

Fonte: Ascom / TCE-RO

Mais Sobre Política

Campanha “Pedalando Pela Vida” vai até dia 23 com doação de sangue na Fhemeron

Campanha “Pedalando Pela Vida” vai até dia 23 com doação de sangue na Fhemeron

A campanha será realizada durante toda a semana, se estendendo até dia 23 com a realização de um passeio ciclístico

Garçon cobra asfalto para atender hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Lindomar Garçon cobra asfalto para atender necessidades dos hospitais Santa Marcelina e de Câncer

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH

Terminal hidroviário foi reformado e já está em pleno funcionamento

Programa de Aposentadoria Incentivada é prorrogado por mais 30 dias

Podem aderir ao programa os servidores estatutários que não respondem a processo disciplinar e processo judicial