Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Tribunal de Contas lança Programa TCEndo Cidadania em escola de Porto Velho


Tribunal de Contas lança Programa TCEndo Cidadania em escola de Porto Velho - Gente de Opinião

O conselheiro presidente Edilson de Sousa falou aos alunos do Colégio Tiradentes sobre os objetivos do programa

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou nesta terça-feira (12), em Porto Velho, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) a abertura do Programa TCEndo Cidadania, composto de palestras e informativos da Corte de Contas.

Destinado à comunidade escolar e toda a sociedade em geral, o evento contou, na mesa de abertura, com a presença de representantes do TCE-RO e do CTPM.

A apresentação do programa foi realizada pelo presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, que destacou o papel educativo-pedagógico exercido pela Corte de Contas ao criar um programa que visa a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania na sociedade.

“Cidadania é cumprir com as obrigações e amar ao próximo. Todos os que estão presentes são cidadãos atuantes, e o objetivo deste programa é fazer com que saibam que podem exercer a cidadania com ações simples, as quais iniciam dentro de cada indivíduo e perpassam ao exterior”, disse o presidente do TCE.

Dando continuidade ao evento, Edilson de Sousa salientou a importância do programa e divulgou as competências constitucionais do TCE-RO, o que é e o que faz o Tribunal de Contas, quais as consequências de sua atuação quanto à fiscalização dos recursos públicos e o que cada pessoa pode fazer para colaborar com o exercício da cidadania.

OUVIDORIAS

Tendo em vista a obrigatoriedade da nova legislação quanto à instituição de ouvidorias nos órgãos públicos, foi destacado, durante a palestra do conselheiro presidente, o papel das ouvidorias públicas, em especial a do TCE-RO, informando como é possível encaminhar dúvidas, reclamações ou sugestões ao órgão. Ao final foi entregue aos participantes informativos com a Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

PROGRAMA TCENDO CIDADANIA

O programa é realizado pelo Tribunal de Contas, por meio da Ouvidoria e da Escola Superior de Contas, e tem como objetivo executar ações destinadas a formar cidadãos mais conscientes sobre seu papel na sociedade junto a Administração Pública, bem como capacitá-los a exercer de forma efetiva o controle social e fomentar a transparência por parte dos gestores públicos.

O TCEndo Cidadania chegará as escolas, por meio de parcerias com as instituições públicas e privadas, através dos projetos Educação Cidadã- Controle Social e Transparência; e Corte de Contas Cidadã – O que é e o que faz o TCE-RO, em uma abordagem acessível à comunidade estudantil.

Fonte: Ascom / TCE-RO

Mais Sobre Política

Grupamento de Operações Aéreas inaugura base em Porto Velho; o quarto avião veio dos Estados Unido

Grupamento de Operações Aéreas inaugura base em Porto Velho; o quarto avião veio dos Estados Unido

O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia inaugurará na sexta-feira, dia 22, a 2ª Base Aérea de Combate a Incên

Recurso do processo de isonomia dos servidores da educação do ex-território de Rondônia é creditado no TST

O governador Daniel Pereira solicitou celeridade nesta parte final do processo...

Curso avançado vai garantir resultados mais eficientes nas perícias criminais de Rondônia

Rondônia foi um dos 15 estados brasileiros que enviaram representante para o curso avançado em Fortaleza

Infraestrutura tecnológica do TJRO garante rede mesmo com indisponibilidade da OI

Infraestrutura tecnológica do TJRO garante rede mesmo com indisponibilidade da OI

Todos os estabelecimentos que dependem dos serviços da OI nessas cidades ficaram off-line durante horas até a empresa sanar os problemas.