Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO: Últimos preparativos para o 2º turno


  

Desde as primeiras horas de hoje (30), a movimentação nas dependências do TRE é grande. Nessa reta final, “rumo ao segundo turno” as últimas etapas de preparação das eleições são tomadas.

 

Cartórios/ Saída das urnas

Os Cartórios de todo o Estado estão mobilizados para os ajustes na preparação das eleições de amanhã.
 

 Guajará-Mirim

Às 13h e 30min de ontem (29), as urnas eletrônicas destinadas às aldeias indígenas de Rio Negro Ocaia e Santo André partiram de Guajará transportadas por uma aeronave. O tempo de vôo foi de aproximadamente quarenta minutos e nas aldeias serão atendidos 555 eleitores. Quanto às urnas destinadas ao Distrito de Surpresa, que fica a 6 horas de barco pelo Rio Guaporé e tem 600 eleitores aptos a votar, essas partiram hoje pela manhã, de voadeira, levando também mesários e policiais federais. Segundo informações do Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Guajará-Mirim o tempo está ótimo e as seções eleitorais  foram instaladas com sucesso.
 

Costa Marques

O transporte do material para o Distrito de Pedras Negras saiu na manhã de ontem (29), por volta das 9h15min. O tempo de vôo foi de 45min e as seções já estão montadas.
 

Machadinho do Oeste

As urnas destinadas ao Distrito de Tabajara e Comunidade Rural Entre Rios serão levadas amanhã de madrugada, com chegada prevista nas localidades para as 6h30min de domingo (31), a fim de que as seções possam ser montadas. O translado das urnas é feito desta forma por questões de logística uma vez que não é possível deixar as urnas e os monitores pernoitarem na localidade que fica distante da sede do Cartório Eleitoral e a locomoção é feita por estrada de terra de difícil acesso.
 

Porto Velho

As 876 da Capital, foram distribuídas hoje cedo pelos correios, de carro, para 109 locais de votação espalhados por Porto Velho. Ao todo, 3.373 urnas serão utilizadas nesse segundo turno de votação e 614 Escolas, em todo o Estado servirão como locais de votação.

 

Votação Paralela

Em cerimônia realizada às 9 horas de hoje (30), no auditório do TRE, foram sorteadas duas urnas eletrônicas para serem auditadas. A primeira urna pertencente à 23ª Zona Eleitoral de Porto Velho, seção 90, da Escola Municipal Antônio Ferreira. A segunda urna estava preparada para funcionar na seção 171 da 13ª Zona Eleitoral de Ouro Preto do Oeste, no Município de Mirante da Serra, na Escola Forizel Lamego Ferrari. Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal já foi deslocada para trazer a urna de Mirante da Serra para Porto Velho.

Os trabalhos da auditoria serão executados por uma Comissão Presidida pelo Dr. José Robles e acompanhados por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE.

A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento dos seus programas. O procedimento da Votação Paralela, como o próprio nome já incita, consiste, basicamente, na inserção de votos em duas urnas previamente sorteadas, uma da capital e outra do interior. As cédulas com os votos foram preenchidas por alunos do colégio Major Guapindaia, no dia último di 28.

 

Cerimônia de oficialização do sistema de gerenciamento da totalização dos votos

Sob a presidência do Desembargador Rowilson Teixeira, às 16horas de hoje, deu-se início à cerimônia de oficialização do Sistema de Totalização das Eleições 2010 no Estado de Rondônia. Compareceram à solenidade o Procurador Regional Eleitoral Heitor Alves Soares, a Diretora-Geral do TRE/RO Elizeth Afonso de Mesquita, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Domingos Sávio de Souza Ribeiro, e outros servidores. Embora devidamente intimados, os representantes partidários não compareceram.

Após abrir o envelope, contendo senha própria fornecida pelo TSE, o Presidente da Comissão Apuradora deu início ao procedimento de oficialização do sistema mediante a digitação da referida senha. Oficializado o sistema, foi emitido o relatório de zerésima, no qual constam todos os dados dos candidatos concorrentes ao segundo turno das eleições 2010, bem como a indicação da inexistência de votos aos candidatos. Logo em seguida, o relatório de zerésima foi rubricado pelos presentes.
 

Imprensa

Cinco equipes de TV, seis de Rádio, 16 Sites e 3 Jornais Impressos farão a cobertura ao vivo das eleições no interior do prédio do Tribunal Eleitoral de Rondônia. Ao longo desta semana, as emissoras se prepararam para transmitir esse grande evento da Democracia. Mais de 130 profissionais da imprensa rondoniense e do Brasil estão credenciados para cobrir as eleições nas dependências do TRE-RO.
 

Disque-Eleição 148

O telefone 148 continua disponível para os eleitores de todo o Estado de Rondônia. Somente no dia do primeiro turno, 226 denúncias relatando possíveis práticas de crimes eleitorais foram registradas pelo Disque-Eleição 148. No mesmo dia, a central 148 registrou mais de 1.000 atendimentos ao público.
 

Propaganda

Hoje é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, que poderá ser realizada entre as 8 horas e as 22 horas e é o último dia para a promoção de carreata e distribuição de material de propaganda política (santinhos e assemelhados).

 

Quanto ao derramamento de santinhos ocorrido na véspera da realização do 1º turno o TRE destaca a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público requerendo que os partidos e coligações envolvidos no pleito majoritário se abstenham de promover o derrame de sobras de campanha. O Juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública, Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, em sua decisão determinou o pagamento de pena pecuniária no valor de R$ 5.000,00, individualizada e, ainda, sem prejuízo da ação judicial pertinente aos partidos e coligações, Município e Estado de Rondônia em sendo encontrado material de propaganda política no dia 31/10/2010. Destacou que a cidade deverá amanhecer limpa e nestas condições permanecer até o encerramento da eleição de presidente e governador.

A Portaria n.005/2010/21ªZE, coíbe a realização de boca de urna ou de qualquer espécie de propaganda eleitoral no dia do pleito.

 O Juiz Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral, responsável pela elaboração da Portaria, considerou que a manutenção de veículos adesivados, placas, cartazes e faixas, nas proximidades dos locais de votação no dia do pleito, extrapola a livre manifestação do eleitor, configurando verdadeira propaganda eleitoral irregular.

 

Campanha de esclarecimento ao eleitor

O Tribunal tem trabalhado incansavelmente no intuito de levar ao conhecimento da população informações que facilitem e agilizem o voto do eleitor, garantido a todos o direito ao voto. Durante as últimas semanas, Magistrados e Servidores do TRE, através da parceria sempre presente da imprensa rondoniense, freqüentaram inúmeros programas de TVs e de Rádios objetivando esclarecer dúvidas e dar publicidade às ações do Tribunal. Os Sites e Jornais impressos do Estado também não fugiram a regra, publicando diuturnamente informações valiosas repassadas pelo Tribunal, possibilitando aos eleitores um conhecimento abrangente do panorama e de toda a estrutura montada para este segundo turno.
 

Consumo de bebidas alcoólicas

Ao considerar o voto a ser proferido nas eleições vindouras como ato definidor dos rumos do País e diante da necessidade de garantir a ordem e a normalidade dos trabalhos de votação e apuração 2º turno das Eleições 2010, os membros do TRE aprovaram Resolução proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, no primeiro e no segundo turno.

Bares, lanchonetes, restaurantes, comércio ambulante e demais estabelecimentos do gênero, assim como ocorreu no primeiro turno estão proibidos de vender bebidas alcoólicas a partir de zero hora até as 19 horas do dia 31 de outubro de 2010.

 

Novidades

Eleitores de Cacoal contarão com atendimento médico nas escolas.

Os acadêmicos do curso de enfermagem da FACIMED estarão de plantão nas Escolas Clodoaldo Nunes de Almeida e Bernardo Guimarães, que são os dois maiores colégios eleitorais de Cacoal, bem como na Escola Daniel Berg, que reúne o maior número de seções eleitorais. A ideia, no futuro, é estender o atendimento a todos os locais de votação com grande quantidade de seções eleitorais. 

 Os serviços oferecidos serão: aferição de pressão arterial, atendimento a pessoas que eventualmente passarem mal, bem como orientações gerais sobre cuidados com a saúde.

Também em Cacoal, através de parceria estabelecida entre a 11ª Zona Eleitoral e a direção das escolas, haverá acesso à internet para melhor atender os eleitores que não sabem o número do título ou não conseguem localizar a seção eleitoral para votar.

O mesmo procedimento foi adotado pela 06ª ZE da Capital, que solicitou acesso aos computadores das escolas de forma que possa, em conjunto com os monitores, prover consultas aos locais de votação dos eleitores por meio do site do TSE na internet.

 

Divulgação dos resultados

Para acompanhamento dos resultados das eleições serão instalados dois telões externos no prédio do TRE e, como ocorrido em anos anteriores e no primeiro turno, espera-se que uma multidão de eleitores, militantes partidários e curiosos compareça para acompanhar a divulgação do resultado da apuração e para festejar a democracia.

A expectativa do TRE-RO é que às 21h o povo rondoniense já saiba quem será seu novo governador.

Fonte: Andre Frossard

 

 
 
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)