Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO: Pelo menos 33 vereadores ainda podem perder o mandato



Os julgamentos das Representações cujo objeto é a perda de mandato por infidelidade partidária têm sido uma constante nas sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER-RO) desde o final do ano passado.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Judiciária e da Gestão da Informação do TRE-RO, até a sessão da última quinta-feira (5) já haviam sido apreciadas pelo Regional 105 Representações.

Somente nas duas sessões desta semana, 4 parlamentares tiveram os mandatos cassados.

Os cassados na sessão de terça-feira (3) foram Glaucione Maria Rodrigues Néri, vereadora de Cacoal, Moacir Gritti e Otavio Guimarães da Silva, os dois últimos vereadores de Cabixi.

Já na quinta-feira (5), o Tribunal decretou a perda do mandato do vereador Claudinei Cavalheiro, de Itapuã do Oeste. 

O município que teve mais vereadores com perdas de mandatos até ontem (5) é Pimenteiras do Oeste. Três parlamentares perderam o mandato por infidelidade partidária.

O Tribunal já cassou 24 políticos infiéis aos seus partidos.

Os que perderam seus mandatos e os seus respectivos municípios de origem são: David de Menezes Erse (Porto Velho), Valdenir Elias Alexandre (Primavera de Rondônia), Luiza Emerick de Paiva (Mirante da Serra), Lourival Pereira de Oliveira (Buritis), Joadir Schultz (Espigão do Oeste), Jurandy Carlos Chisté (Nova Brasilândia), Geraldo da Vitória (Alvorada do Oeste), Valter de Oliveira (Corumbiara), Maria Cleonice de Andrade (Pimenta Bueno), Izabel Mendes de Souza (Pimenteiras do Oeste), José Luiz Vieira (São Felipe do Oeste), João Miranda de Almeida (Pimenteiras do Oeste), José Ângelo da Silva Filho (Colorado do Oeste), Gelson de Oliveira Sabino (São Miguel do Guaporé), Antônio Augusto Neto (Costa Marques), Francisco Alves Sales (Costa Marques), Eucrides Muniz de Oliveira (Pimenteiras do Oeste), Nivaldino Galdino (Alto Paraíso), José Francisco de Araújo (Porto Velho), Sangela Rocha Amorim (Candeias do Jamari), Glaucione Maria Rodrigues Néri (Cacoal), Moacir Gritti (Cabixi), Otavio Guimarães da Silva (Cabixi) e Claudinei Cavalheiro (Itapuã do Oeste).

Ainda estão tramitando na Justiça Eleitoral de Rondônia 33 processos com pedido de perca de mandato por infidelidade partidária. Apesar de já terem apreciados mais de 100 processos sobre infidelidade partidária, os juízes estão despendendo todos os esforços para julgarem os casos de políticos infiéis antes das eleições deste ano.

FONTE: Ascom - TRE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)