Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO: Pelo menos 33 vereadores ainda podem perder o mandato



Os julgamentos das Representações cujo objeto é a perda de mandato por infidelidade partidária têm sido uma constante nas sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER-RO) desde o final do ano passado.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Judiciária e da Gestão da Informação do TRE-RO, até a sessão da última quinta-feira (5) já haviam sido apreciadas pelo Regional 105 Representações.

Somente nas duas sessões desta semana, 4 parlamentares tiveram os mandatos cassados.

Os cassados na sessão de terça-feira (3) foram Glaucione Maria Rodrigues Néri, vereadora de Cacoal, Moacir Gritti e Otavio Guimarães da Silva, os dois últimos vereadores de Cabixi.

Já na quinta-feira (5), o Tribunal decretou a perda do mandato do vereador Claudinei Cavalheiro, de Itapuã do Oeste. 

O município que teve mais vereadores com perdas de mandatos até ontem (5) é Pimenteiras do Oeste. Três parlamentares perderam o mandato por infidelidade partidária.

O Tribunal já cassou 24 políticos infiéis aos seus partidos.

Os que perderam seus mandatos e os seus respectivos municípios de origem são: David de Menezes Erse (Porto Velho), Valdenir Elias Alexandre (Primavera de Rondônia), Luiza Emerick de Paiva (Mirante da Serra), Lourival Pereira de Oliveira (Buritis), Joadir Schultz (Espigão do Oeste), Jurandy Carlos Chisté (Nova Brasilândia), Geraldo da Vitória (Alvorada do Oeste), Valter de Oliveira (Corumbiara), Maria Cleonice de Andrade (Pimenta Bueno), Izabel Mendes de Souza (Pimenteiras do Oeste), José Luiz Vieira (São Felipe do Oeste), João Miranda de Almeida (Pimenteiras do Oeste), José Ângelo da Silva Filho (Colorado do Oeste), Gelson de Oliveira Sabino (São Miguel do Guaporé), Antônio Augusto Neto (Costa Marques), Francisco Alves Sales (Costa Marques), Eucrides Muniz de Oliveira (Pimenteiras do Oeste), Nivaldino Galdino (Alto Paraíso), José Francisco de Araújo (Porto Velho), Sangela Rocha Amorim (Candeias do Jamari), Glaucione Maria Rodrigues Néri (Cacoal), Moacir Gritti (Cabixi), Otavio Guimarães da Silva (Cabixi) e Claudinei Cavalheiro (Itapuã do Oeste).

Ainda estão tramitando na Justiça Eleitoral de Rondônia 33 processos com pedido de perca de mandato por infidelidade partidária. Apesar de já terem apreciados mais de 100 processos sobre infidelidade partidária, os juízes estão despendendo todos os esforços para julgarem os casos de políticos infiéis antes das eleições deste ano.

FONTE: Ascom - TRE-RO

Mais Sobre Política

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

A exemplo da experiência de sucesso do Rio Grande do Sul, o deputado Adelino Follador apresentou nesta terça-feira (15) ao Plenário da Assembleia Le

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu