Quarta-feira, 21 de março de 2012 - 19h47
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia finalizou com sucesso o recadastramento eleitoral da capital do Estado na última terça-feira (20/03).
O Juiz Eleitoral responsável pela condução dos trabalhos em Porto Velho, João Rolim Sampaio, concedeu entrevista coletiva para imprensa local informado os dados finais do recadastramento.
João Rolim destacou que embora o número de títulos cancelados pareça grande (47.191) está dentro da estimativa inicial dos gestores do projeto. O quantitativo de títulos cancelados representa 16,88% do eleitorado de PVH registrado em 2/05/2011, data do início do recadastramento na Capital.
A meta estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) era de recadastrar 80% do eleitorado, contudo a Capital Rondoniense alcançou os 83,12%. Se incluídos os novos títulos e as transferências realizadas o número de eleitores cadastrados biometricamente chega a 96,38% do eleitorado inicial, um Record absoluto entre as capitais até agora recadastradas.
Ao final da coletiva, o magistrado agradeceu o apoio da imprensa na divulgação do recadastramento e destacou que a participação dos veículos de comunicação foi fundamental para o êxito do projeto.
Confira abaixo os números finais do Recadastramento:
Eleitorado de PVH no dia 2/05/2011 |
279.529 |
Eleitores revisados |
232.338 |
Novos títulos/transferências |
37.048 |
Títulos Cancelados |
47.191 |
Eleitorado Atual (21/03/2012)
|
269.473 |
Conheça algumas das ações adotadas
pelo TRE durante o recadastramento.
Foram feitas 104 operações itinerantes, sendo 70 em órgãos públicos e Associações, bem como operações em bairros dentro da Capital e locais de grande circulação (Expovel, Ação Global, FEDER, Fórum Criminal, IPAM, TRT, TJ e Correios). As demais operações foram realizadas nos Distritos de Porto Velho, incluindo regiões do Baixo Madeira e ao longo da BR-364 (Distrito de Triunfo, Jacy, Vila Princesa, Vista Alegre do Abunã, Aldeia Karitiana, Distrito de Abunã e Ponta do Abunã).
O TRE montou uma equipe para atender em suas casas eleitores com incapacidade de locomoção. Foram realizados inúmeros atendimentos a idosos, deficientes e pessoas acidentadas.
Mais de 130.000 panfletos sobre o recadastramento foram distribuídos pela cidade, média aproximada de um panfleto para cada dois eleitores. Além dos panfletos, para que o eleitorado tomasse conhecimento da necessidade de comparecer ao recadastramento, foram tomadas as seguintes providências: Confecção de mais de 50 faixas e banners espalhados pela cidade; confecção de 4.000 cartazes; divulgação através de 25 busdoors; confecção de material para Rádio e TV, utilização de carros de som, entre outras medidas.
Outro ponto que merece destaque foram as parcerias efetivadas com a CERON, Governo do Estado, SIPAM, Caixa Econômica Federal, Assembléia de Deus e Igreja Wesleyana, que deram suporte logístico (empréstimo de veículos, de servidores ou de equipamentos), e com o TRT, TJ, MPF, MPE, TCE e Prefeitura de PVH na divulgação do projeto.
Fonte: Jaqueline Machado
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep
Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe