Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO:Valverde avalia precipitada divulgação de lista pelo governo estadual


 
Valverde: “ Os poderes estão providenciando portarias com os critérios de criação das carreiras e seus enquadramentos, então qualquer ação precipitada só gera falsas expectativas nos servidores” .

O Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde (PT) se manifestou contrário a atitude do Governo de Rondônia em divulgar a lista dos servidores beneficiados pela referida Emenda Constitucional 60 (conhecida PEC 483) que transpõe para os quadros da União os servidores do ex-território.

A atitude frisou o parlamentar é precipitada, pois os poderes estão providenciando portarias com os critérios de criação das carreiras e que qualquer ação só tem gerado falsas expectativas nos servidores.

A mesma opinião é compartilhada pelos sindicatos, tanto que foi protocolizado na manhã desta terça-feira (12/1), no gabinete do Governo do Estado, documento assinado por dirigentes de entidades sindicais e associativas que representam os servidores públicos de Rondônia, pedindo que não seja divulgada qualquer listagem até que todas as informações sejam apuradas.

Recentemente o deputado Valverde solicitou agilidade ao Legislativo, MPF e TCU na construção de plano de enquadramento dos servidores de Rondônia beneficiados pela PEC 483.

De acordo com o parlamentar os servidores públicos rondoniense beneficiados pela transposição, deverão por paralelismo jurídico enquadrar-se nos cargos equivalentes existentes ou a existir no serviço público federal.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindafisco), Mauro Roberto, informa que a divulgação feita pelo Governo do Estado gerou transtornos às entidades sindicais e insegurança aos servidores abrangidos pelo direito à transposição que ficaram de fora da listagem. “Todos os auditores admitidos entre 79 a 80 não foram incluídos na relação divulgada. Muitos deles recorreram ao nosso Sindicato indignados”, acrescentou Mauro.

Adriano de Castro, que representa os agentes penitenciários, opina que o transtorno não teria ocorrido se o Governo tivesse recorrido ao auxílio das entidades que representam os servidores. “Em Brasília, pleiteamos pela transposição de forma unitária, realizando mobilizações no Congresso Nacional. Esse mesmo espírito deve existir nessa fase de levantamento de informações”, disse Adriano.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)