Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transposição – Senador Odacir Soares volta a dizer que Estado de Rondônia pode resolver a questão em três meses


Porto Velho, RO – Na última terça-feira (29) o senador da República Odacir Soares (PP) criticou a postura do governo estadual em relação ao andamento das questões que envolvem a transposição dos servidores de Rondônia a quadro em extinção da União Federal.

Dois dias após a declaração foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial nº 8.291 do dia 30 de julho deste ano.

No documento, a presidente da República Dilma Rousseff (PT) prorroga por mais um ano o prazo de funcionamento da Comissão Interministerial instituída especificamente para tratar do assunto.

Odacir Soares, que está em Brasília, voltou a falar nesta sexta-feira (01), então, sobre a importância e necessidade de se criar uma Central Administrativa da Transposição para dar prosseguimento de forma célere ao trâmite dos processos dos servidores estaduais.

A intenção é direcionar esforços de agentes administrativos, técnicos e procuradores do Estado unicamente com este fim para que, só depois de tudo acertado, os processos sejam encaminhados a Comissão Interministerial, que detém competência para homologá-los.

 Mas isso só acontecerá, segundo o senador, se estiverem devidamente instruídos.

– Meu pronunciamento nunca visou prejudicar ninguém diretamente, quanto mais teve intenção de me alavancar politicamente. O que fiz foi dizer a verdade. Se o Governo do Estado de Rondônia quisesse a transposição poderia ser uma demanda resolvida – destacou o congressista.

Soares reiterou ainda que, caso esta Central seja criada, não haverá necessidade de se utilizar, na sua totalidade, o novo prazo estabelecido pela Presidência da República.

Direito do servidor e economia para Rondônia

Por fim, o senador relembrou que quanto mais rápido a situação for solucionada, melhor tanto para o servidor que tem este direito e passará diretamente para os quadros da União quanto para Rondônia, que irá usufruir de enorme economia em seus cofres.

– Tudo pode ser solucionado em três meses. Não é preciso mais que isso. Já foi admitido por sindicalistas de Rondônia, inclusive, que os próprios técnicos do governo federal elogiaram os trabalhos que estão sendo feitos só agora, tardiamente. Se os processos forem enviados à Brasília nos seus devidos moldes legais, sem grosserias, sem erros, sem documentos escritos à mão,  tudo fluirá como tem de ser e o desfecho será ótimo para os servidores em noventa dias, no máximo. Isso sem contar na economia aos cofres públicos do Estado de Rondônia – finalizou Odacir, que manterá contato com a Comissão Interministerial, a começar por reunião ainda na próxima semana.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)