Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transposição: Instrução normativa será publicada após conclusão dos estudos da AGU, diz ministra


(Brasília, 12/06/12) A publicação da instrução normativa para inicio do processo de transposição dos servidores do ex-território federal de Rondônia paara os quadros da União depende apenas da conclusão dos estudos da Advocacia Geral da União (AGU). A informação foiTransposição: Instrução normativa será publicada após conclusão dos estudos da AGU, diz ministra - Gente de Opinião dada pela ministra do Planejamento Miriam Belchior durante audiência concedida hoje pela manhã(12/06) à bancada federal e aos sindicalistas que encontram na capital federal.

A audiência foi marcada pela coordenadora da bancada federal deputada Marinha Raupp(PMDB-RO) e contou com as presenças dos demais integrantes, além dos 28 representantes de sindicalistas que protestam, em Brasília contra a demora no início da transposição dos servidores.

A deputada Marinha informou que todas as informações relativas aos processos dos servidores cujos salários foram pagos pela União, no período de l987 a l991 foram encaminhadas aos ministérios do Planejamento, Fazenda e AGU para que os estudos fossem finalizados e a instrução normativa liberada.

O senador Valdir Raupp(PMDB-RO) revelou no encontro que ninguém suporta mais o jogo de “empurra-empurra’ e cobrou pressa na liberação da instrução. A ministra anunciou para os presentes que até o dia 30 de junho, essa instrução será publicada. Pode sair até antes, frisou Belchior.

Após o encontro, a bancada e os sindicalistas foram ao gabinete do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República para pedir o apoio na liberação dessa instrução normativa.

A tarde, deputada Marinha Raupp, anunciou que a bancada federal e uma comissão de sindicalistas vão estar com o ministro-chefe da AGU, Luis Inácio Lucena Adams para obter informações sobre a conclusão dos estudos para publicação da instrução normativa que definirá o início do enquadramento dos servidores à União. A deputada Marinha e o senador Raupp colocaram seus gabinetes parlamentares à disposição dos sindicalistas para desencadearem as ações relativas à transposição.

Cerca de mil servidores estão em Brasília desde ontem a noite para acompanhar o desfecho em relação a transposição. Os sindicalistas ameaçam fechar o acesso às usinas este mês, caso a transposição não seja iniciada.

Fonte: Ribamar Rodrigues / Foto: Lindomar Gomes

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)