Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transporte escolar será debatido em audiência pública



Os deputados Marcelino Tenório (PRP) e Jesuíno Boabaid (PTdoB) apresentaram requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa para a realização de audiência pública na próxima quarta-feira (3), às 15h, para apresentação e análise do Projeto de Lei n. 049/2015, que altera o artigo 2o, da Lei 1571, de 13 de Janeiro de 2006.

O Artigo 2º, da Lei nº 1571, de 13 de janeiro de 2006, diz que os veículos contratados para prestar serviços de transporte escolar na área urbana e rural não poderão ter mais de 12 anos de uso e todos devem estar em perfeitas condições, sob pena de nulidade do contrato.

Os parlamentares destacam que o transporte escolar é uma atividade inserida no âmbito das políticas de acesso e permanência na escola. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconizem a matrícula em estabelecimentos de ensino próximos da residência dos alunos da educação básica, a realidade é que, tanto no campo quanto nas cidades, muitas crianças dependem do transporte para ir à escola.

Enalteceram, ainda, que a União participa apenas em caráter suplementar da política de transporte escolar, repassando aos entes federados recursos destinados à locomoção de alunos da educação básica residentes em zonas rurais. Os Estados e municípios, segundo a LDB, são os responsáveis pelo transporte dos alunos de suas redes de ensino.

A audiência pública pretende debater e tentar impedir uma prática muito comum pelo País afora e também aqui em Rondônia, que é a de destinar ao transporte escolar os veículos que já não se prestam ao transporte comum de passageiros, por estarem muito velhos e com altos custos de manutenção.

De acordo com Jesuíno e Marcelino Tenório, o debate através da audiência pública se torna imprescindível, haja vista os reflexos sociais e econômicos na proposta legislativa.

Os parlamentares destacaram que vários segmentos da sociedade foram convidados para o evento, inclusive gestores das esferas estadual e municipal.

Fonte: Decom / ALE

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)