Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transporte escolar em RO é o foco de termo assinado entre TCE e órgãos estaduais e federais


Transporte escolar em RO é o foco de termo assinado entre TCE e órgãos estaduais e federais - Gente de Opinião

O conselheiro presidente Edilson de Sousa enalteceu a atuação dos órgãos na
busca por soluções para um transporte de qualidade aos estudantes


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) firmou nesta segunda-feira (28), na sede do Ministério Público estadual (MP-RO), em Porto Velho, termo de compromisso juntamente com outras sete instituições públicas com atuação estadual e federal, visando, entre outros objetivos, o acompanhamento, a fiscalização e a promoção de medidas para a proteção do direito ao transporte escolar seguro, contínuo e eficiente em todo o Estado de Rondônia.

Pelo TCE-RO, assinou o termo o conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva. Já pelo MP-RO, órgão que encabeça essa ação conjunta em favor do transporte escolar regular, assinou o procurador-geral de justiça Airton Pedro Marin Filho, juntamente com o procurador de justiça Rodney Pereira de Paula, diretor do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação (Caop-Educação).

Transporte escolar em RO é o foco de termo assinado entre TCE e órgãos estaduais e federais - Gente de Opinião

Representantes de órgãos estaduais e federais assinaram o termo na sede do MP-RO

Assinaram ainda o documento representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), do Departamento Estadual de Estradas, Rodagens, Infraestruturas e Serviços Públicos (DER-RO), da Polícia Militar (PM-RO), da Polícia Rodoviária Federal – Superintendência Rondônia (PRF) e da Delegacia Fluvial de Porto Velho, unidade subordinada à Marinha do Brasil, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-RO).

AÇÕES

Antes da assinatura do termo, foi feita uma explanação pelo procurador Rodney de Paula sobre números, ações e medidas tomadas no âmbito de atuação do MP, com vistas a salvaguardar o direito ao transporte escolar seguro, bem como a integridade física das crianças e adolescentes usuários dos sistemas públicos de transporte escolar nos municípios rondonienses.

Ao citar a importância da atuação conjunta dos órgãos parceiros na questão do transporte escolar, Rodney enfatizou resultados já obtidos e conquistas possíveis, como a regulamentação do transporte escolar fluvial, que não existe em nenhum estado do Brasil, podendo ter, em Rondônia, a primeira experiência nesse sentido.

Foram ainda repassados canais de interação que a sociedade pode utilizar para manifestar ou fazer denúncias, entre os quais, o número 127 e o WhatsApp (69 – 99257-0766).

Já o conselheiro presidente Edilson de Sousa, em sua fala, lembrou da ação inédita deflagrada recentemente pelo TCE, em parceria com o MP: uma auditoria com foco no transporte escolar, que fiscalizou a gestão dos recursos públicos para essa área nos 52 municípios do Estado.

Os resultados desse trabalho fiscalizatório estão sendo consolidados em um relatório – que será divulgado nos próximos dias –, compondo assim um grande diagnóstico da situação do transporte escolar dos municípios rondonienses e servindo para, entre outras diretrizes, subsidiar recomendações do TCE e a própria tomada de decisão por parte dos gestores municipais.

Além de enaltecer a atuação dos órgãos parceiros, em face do empenho e da vontade demonstrados visando à busca de soluções para a questão do transporte escolar, o conselheiro Edilson ainda sugeriu, como medida preventiva e pedagógica, a criação do Dia Estadual de Fiscalização e Vistoria do Transporte Escolar, bem como de uma Rede de Controle do Transporte Escolar, composta por órgãos públicos cuja atuação esteja diretamente ligada a esse segmento.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)