Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transição na coordenação do Profaz


 

Gente de Opinião

Reunião da equipe do Profaz junto ao TCE,
cuja coordenação-geral é do conselheiro Benedito Alves

O processo de transição na Coordenação Executiva do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios Rondonienses (Profaz) foi abordado durante reunião interna da equipe do programa que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). 

Na oportunidade, o coordenador geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, anunciou o auditor de controle externo Marc Uiliam Ereira Reis como novo diretor de controle e coordenador executivo do programa, em substituição ao também auditor de controle externo Bruno Piana, que assumiu, no início de 2018, a titularidade da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE) do TCE. A equipe ainda contará com o auditor de controle externo Rubens Miranda, que assumiu como sub-diretor. 

O conselheiro Benedito ressaltou o trabalho e o engajamento de Bruno Piana à frente da Coordenação Executiva do Profaz, manifestando sua gratidão a todos os integrantes da equipe e aos atores e instituições envolvidos na execução das ações do programa, materializadas em resultados concretos, principalmente para os municípios rondonienses. 

Falou também da normatização do Profaz, por meio da Lei nº 4.222, de 18 de dezembro de 2017, aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE-RO) e sancionada pelo governador Confúcio Moura. “A transformação do programa em lei é um avanço muito grande, que premia o esforço que essa equipe e todos os órgãos e instituições integrantes do Profaz vêm promovendo desde sua idealização, ainda em 2016, passando ainda por seu lançamento e as reuniões e encontros técnicos, realizados no ano passado”, disse Benedito Alves. 

MUNICÍPIOS 

Ainda durante a reunião, foi citada pelos participantes a satisfação dos prefeitos, na condição de representantes dos municípios, ao falarem sobre as carências municipais e as conquistas e benefícios advindos com o Profaz. 

Nesse sentido, gestores e servidores municipais que participaram dos encontros técnicos e das visitas da equipe do Profaz aos municípios mencionaram a esperança trazida pelo programa, principalmente em face da possibilidade de aumento da arrecadação tributária, através de ações e instrumentos previstos nos quatro eixos que são os pilares do programa. 

Também foram tratadas durante a reunião no TCE, atividades a serem desenvolvidas em 2018, a exemplo do planejamento do calendário de atividades, que já tem como evento pré-determinado um seminário a ser realizado no próximo mês de abril, além de capacitações que serão ministradas por meio da Escon/TCE-RO, que atua como instrumento pedagógico a fim de orientar os atores públicos e privados envolvidos no programa.

Fonte: Ascom TCE

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)