Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 11h12
Alunos das escolas municipais de Porto Velho que ganharam o Concurso Cartão de Natal em 2011 tiveram seus trabalhos divulgados no calendário 2012 da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram selecionados seis trabalhos, sendo dois da educação infantil, dois do ensino fundamental e outros dois da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo, de acordo com a chefe da Divisão de Cultura da Semed, Andréa Melo, é valorizar e divulgar a criatividade dos estudantes.
Andréa explicou que o concurso vem sendo realizado há cinco anos e mobiliza toda a comunidade escolar do Município, com cerca de 11 mil estudantes. A princípio o tema estava voltado somente para o Natal, mas com o passar dos anos, houve a necessidade de fazer reflexões sobre outros assuntos. “Em 2011, por exemplo, procurarmos abordar a cultura de paz. Os alunos discutem o tema em sala de aula e depois transmitem as idéias para o papel em forma de desenhos”, comentou. Os desenhos selecionados foram transformados em cartões de Natal e posteriormente divulgados no calendário da Semed.
Cada um dos vencedores do concurso recebeu como prêmios uma bicicleta e uma coleção de livros de artes. Além disso, as escolas onde eles estudam também ganharam uma coleção de livros de artes para enriquecer o acervo da biblioteca. Para 2012, a idéia dos organizadores do concurso é inovar mais uma vez e também premiar os professores. “Os educadores são parte importante nesse processo, afinal de contas, cabe a eles mobilizar, incentivar os alunos, promover as discussões e prestar orientações”, disse Andréa Melo.
Outra idéia inovadora, é que este ano a organização do concurso vai promover uma exposição dos melhores trabalhos, além dos que foram premiados. “Entendemos que existem desenhos de excelente qualidade e que também precisam ser divulgados e valorizados de alguma forma”, observou. Andréa ainda informou que o concurso faz parte da política implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho que visa promover a arte dentro dos estabelecimentos de ensino da rede municipal.
Artistas
O calendário da Semed também divulga trabalhos de outros artistas, a exemplo de Romero Britto, que freqüentou escolas públicas, ganhou uma bolsa e aos 17 anos ingressou no curso de direito da Universidade Católica de Pernambuco. Também faz referência ao trabalho de Beatriz Ferreira Milhazes e Hector Julio Bernabó (Carybé) e Tarsila do Amaral.
Escolas vencedoras
Escola Municipal Sementes do Araçá - Aluno Arthur Soares de Oliveira Pré II
Escola Municipal Canto do Uirapuru - Aluna Alicia de Cássia Pré II
Escola Municipal Pedro Tavares Batalha - Aluno Pedro Miguel Aguiar de Arruda 4°. ano B
Escola Municipal Francisco José Chiquilito Coimbra Erse - Aluna Ananda Cristina 9° Ano
Escola Municipal Rio Guaporé - Aluna Rosilene Lagos Ramos 3ª Serie A (EJA)
Escola Municipal Rio Guaporé - Aluna Maria Vênus Oliveira 3ª Serie A (EJA)
Fonte: Augusto José
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),