Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ RO prima pela preservação ambiental e inicia destruição de processos


 
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia iniciou a destruição mecânica de 35 mil processos judiciais, com mais de cinco anos de arquivamento, que estavam cedidos para faculdades de Porto Velho.

De acordo com a presidente do TJ RO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, é necessário adotar providências que permitam redução, com segurança e resguardo, do número de processos arquivados, diminuindo custos com a sua manutenção. "O respeito ao meio ambiente é primordial, por essa razão não iremos incinerar nada. Além disso, parte do material doado será devolvido ao Poder Judiciário".

De acordo com contrato celebrado com a empresa RIMA - Comércio de Aparas Ltda, a cada tonelada de papel triturado, serão devolvidos ao Tribunal, dez resmas de papel sulfite reciclado. Com a reciclagem de uma tonelada de papel, se evita a derrubada de 22 árvores e também o gasto de 100 mil litros de água para produção do papel.

O trabalho de destruição dos processos deve terminar no próximo sábado e está sendo realizado na sede da empresa, situada na Rua Jaú, nº 5992 – Bairro Lagoinha, Zona Sul de Porto Velho e acompanhado pelo juiz auxiliar da presidência, José Antônio Robles.

A partir do mês de agosto, as comarcas do interior do Estado também começarão a separar os processos arquivados para encaminhar a Porto Velho para passar pelo mesmo procedimento.

Fonte: Ascom/TJRO

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PP) anunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim será contemplada com uma reforma completa, com

Com o compromisso de reduzir a carga tributária, Eduardo Girão recebe apoio popular e de lideranças nacionais em pré-candidatura ao Governo no Cariri

Com o compromisso de reduzir a carga tributária, Eduardo Girão recebe apoio popular e de lideranças nacionais em pré-candidatura ao Governo no Cariri

Cercado por apoiadores de diversos municípios da região do Cariri, lideranças políticas estaduais e nacionais, o senador Eduardo Girão lançou na man

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)