Segunda-feira, 7 de julho de 2008 - 12h47
Exposição de livros históricos manuscritos do Poder Judiciário de Rondônia, da primeira década do século passado, pode ser visitada durante o mês de julho na entrada do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado (CDH TJ RO), localizado no fórum criminal de Porto Velho (entrada pela Avenida Rogério Weber).
A exposição foi organizada pelos historiadores Nilza Menezes e Miguel Inácio, do CDH, e destaca livros de Escrituras Públicas, 1912; de Sentenças, 1918, de Audiências, 1917; de Procurações, 1916 e livro de Termos de Casamentos, 1913, todos oriundos da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira. Muitos pertenciam ao Sr. José Cassimiro Bayma, que durante muitos anos exerceu o cargo de escrivão e escrevente. Essa pouca documentação referente a Comarca de Santo Antonio, que pertencia ao Estado do Mato Grosso encontra-se no CDH, que guarda a historia da Justiça desde de 1912, ressalta Nilza Menezes.
Processos históricos, fotografias e objetos preservados desde o início da história do judiciário rondoniense também fazem parte do acervo histórico do TJ RO, criado em 1999 com o objetivo de resgatar e conservar a história do Poder Judiciário e o pensamento de seus integrantes, desde 1912.
A exposição de livros é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas e das 16 às 18 horas e estará disponível até o mês de agosto, quando será substituída. O Centro de Documentação Histórica do TJ de Rondônia organiza exposições periódicas e já destacou Mulheres no Judiciário, Trabalhadores, Material histórico (medalhas, objetos), dentre outros.
Fonte: Ascom - TJ RO
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)