Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ destaca diálogo dos Poderes como ferramenta de gestão



O diálogo e o alinhamento de ações interinstitucionais, entre o Poder Judiciário do Estado, o Ministério Público de Rondônia e demais poderes constituídos, foram destacados como importantes ferramentas de gestão para o equilíbrio e estabilidade do Estado, nesta terça-feira (17/04), pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Walter Waltenberg Silva Jr.

“Temos conversado com o Executivo, com o MP e demais instituições sobre as finanças do Estado. Isso é extremamente importante para que possamos aplicar o recurso, onde ele é necessário, onde ele faz falta”, afirmou o Presidente do TJ/RO, durante Audiência Pública, que discutiu o Planejamento e Orçamento do Poder Judiciário de Rondônia para o ano de 2019.

Na atividade, realizada no edifício-sede do TJRO, em Porto Velho, o Chefe do Poder Judiciário ressaltou a importância da interação entre os órgãos na definição de soluções conjuntas para o Estado. Na ocasião, falou sobre a criação de um conselho estadual que concentre discussões sobre a gestão dos recursos tecnológicos, como forma de aprimorar a prestação dos serviços de Justiça em Rondônia. “Há anos sonhamos com a eliminação completa de papel sobre nossas mesas. Chegou o momento de fazermos isso também na área criminal”, disse, acrescentando que a instituição desse organismo já está em andamento.

Presente à audiência, o Subprocurador-Geral de Justiça do MP de Rondônia, Osvaldo Luiz de Araujo, elogiou a iniciativa do Judiciário em discutir com a sociedade as ações a serem implementadas em 2019. “A administração pública tem recursos limitados, o que torna impossível atender todos os anseios e necessidades da administração, seja do TJ, seja do MP ou dos demais órgãos e poderes componentes do Estado. Daí a importância de serem definidas as prioridades”, afirmou.

O Procurador de Justiça endossou a importância de serem realizados investimentos na área tecnológica e em informatização, aprimorando o sistema Pje,  contemplando, ainda, a capacitação técnica dos servidores.

A audiência pública também teve a presença do Secretário-Geral do TJ/RO, Juiz Sérgio William Teixeira; do Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado, Francisco Ferreira; do advogado Eurico Soares Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil; e dos Secretários Estado de Finanças e Planejamento, Franco Ono e George Braga, respectivamente.


Fonte: Ascom MP/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)