Quarta-feira, 1 de agosto de 2007 - 12h44
Durante discurso, no retorno das atividades da Assembléia Legislativa de Rondônia, na manhã desta quarta feira, (01.08), o deputado Tiziu Jidalias (PMDB) falou sobre o período de recesso parlamentar, que foi por ele aproveitado para realizar inúmeras visitas em aproximadamente 17 municípios do estado, para ver de perto os problemas enfrentados pela população.
O deputado destacou a visita em alguns dos municípios da grande região de Ariquemes, como Cujubim. Chamou a atenção das autoridades competentes para o clamor dos moradores daquele município. Cujubim tem uma população de cerca de 25 mil habitantes e conta apenas com um médico para atender todas as especialidades. "É humanamente impossível que este médico atenda a contento os pacientes. Esse povo pede por socorro e precisamos atender com o mínimo de condições as necessidades básicas do povo daquele município", destacou Tiziu.
Outro grande problema observador pelo deputado foi no município de Buritis, onde verificou que 100% da água que a população consome é contaminada. Por isso, pediu empenho para que o estado em parceria com o Governo Federal dê condições para que a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia CAERD- possa atender aquele município com a eficiência que atende os demais municípios. O deputado ressaltou que Buritis está à beira de uma epidemia, sem a água tratada, pois a população está constantemente dente, o que gera gastos e principalmente desânimo dos moradores diante do caso que é tão grave.
USINAS DO MADEIRA
O deputado destacou a liberação da licença prévia para a construção das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Elogiou o empenho do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, para a liberação dessas obras. Rondônia vai ganhar e muito com a construção, isso vai movimentar a economia do estado. Sou favorável à geração de emprego e renda, mas devemos observar a questão da qualificação profissional do nosso povo. O Poder Executivo e a Assembléia podem contribuir para que isso aconteça o mais rápido possível. Temos a escola do Legislativo que pode ir de encontro com as necessidades da população. Podemos promover cursos em diversas áreas, e dessa forma garantir que as vagas de empregos possam ser preenchidas pelo povo de Rondônia, que busca por uma oportunidade.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)