Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 12h28
O prefeito Roberto Sobrinho foi o entrevistado do programa Tempo Real, apresentado pelo jornalista Domingues Jr, da TV Candelária, Rede Record, na noite de terça-feira, no quadro “Cafezinho com Prosa”. Inicialmente o apresentador perguntou ao prefeito quais eram as principais reivindicações que chegavam ao seu gabinete. Roberto Sobrinho foi enfático: “Asfalto. Aonde eu vou as solicitações que chegam à prefeitura cobram por asfalto. Há alguns anos a realidade era outra. As pessoas pediam unidades de saúde, escolas, praças e hoje querem é a pavimentação das suas ruas. E isso significa que a qualidade de vida da população melhorou, que o acesso à saúde e à educação está chegando em todos os lugares da cidade e que os moradores querem agora é uma rua bonita, um bairro ‘ajeitado’. E a prefeitura tem feito isso”, respondeu.
Sobrinho ressaltou que quando assumiu a administração municipal em 2005, Porto Velho- que tem 1200 km de vias- só tinha quatrocentos quilômetros asfaltados. “Nós asfaltamos mais quatrocentos quilômetros, ou seja, asfaltamos mais, em cerca de sete anos do que em noventa anos de existência da cidade”, observou acrescentando os benefícios que esta obra traz. “Isto está claro pra todos nós, asfalto é mais qualidade de vida, pois acaba com o problema da sujeira, da lama, da poeira e embeleza a cidade, comentou.
Trânsito
Questionado sobre os viadutos o prefeito disse que já assinou a ordem de serviço e que até dezembro estará entregando dois deles. “A prioridade neste momento é o viaduto da Campos Sales e o outro da Jatuarana. Com a conclusão desta obra o trânsito vai melhorar consideravelmente”, comentou. Em relação ao trânsito Roberto citou que a prefeitura está instalando por toda a cidade placas de origem / destino que estão sendo colocadas para orientar tanto a população local, os turistas que visitam a cidade, assim como facilitar a circulação dos motoristas novos na cidade. “Serão colocadas cerca de 180 placas em pontos estratégicos da capital. E vamos instalar de mais de 20 mil placas toponímicas para identificar as ruas da cidade. Isto visa suprir uma carência existente hoje na cidade. São com recursos das compensações das usinas do Madeira, e o projeto que está sendo desenvolvido dentro do programa de modernização do trânsito de Porto Velho”, disse.
Pedestres
Dentro deste contexto, o programa apresentou uma reportagem sobre o trabalho que a prefeitura vem realizando para conscientizar a população da importância do respeito à faixa de pedestres. A reportagem de Luziane Ximenes mostrava as novas faixas recuperadas pela prefeitura e o trabalho da Semtran com campanhas informativas. E destacava ainda a preocupação da população com a falta de respeito de alguns motoristas, que ainda não adotaram a cultura de dar preferência ao pedestre.
O prefeito Roberto Sobrinho reforçou que além de novas pinturas de faixas de pedestres, colocação de placas de trânsito, modernização de semáforos, nomes das ruas e placas de origem/destino para melhorar o trânsito em Porto Velho, a prefeitura vê trabalhando a questão da conscientização junto a motoristas e pedestres e que já autorizou a contratação de mais quarenta agentes de trânsito para aumentar a fiscalização e inibir a ação de condutores de veículos imprudentes e ainda o trabalho conjunto com a PM e Detran para monitoramento do trânsito da cidade através de câmeras instaladas em pontos estratégicos. “Para melhorar o cenário atual é preciso trabalhar três fatores: Prevenção, Fiscalização e Conscientização”, salientou.
Conexão Rondônia
Durante o programa, ainda na presença do prefeito Roberto Sobrinho, o apresentador cedeu espaço à estudante rondoniense Amanda Palheiro, que atualmente mora em Campo Grande, para falar da saudade de Porto Velho, sua cidade natal, no quadro Conexão Rondônia, criado para aproximar rondonienses que por algum motivo saíram do estado, mas que sentem saudades da “terrinha”.
Através de uma web cam, via skype, a estudante disse sentir muita falta dos familiares e amigos que deixou em Porto Velho e do calor humano que segundo ela “é muito diferente de outras cidades”. “As pessoas em Porto Velho são muito receptivas, é muito mais fácil fazer amizades. Já estive em outras cidades e a cultura é muito diferente. As pessoas são mais fechadas. Aqui no Mato Grosso é assim, mas é muito bom conhecer outras regiões, outras culturas, ter esse conhecimento. Mas estou com saudades da minha terrinha e espero voltar em breve”, disse.
O prefeito Roberto Sobrinho comentou a participação da estudante. “Eu concordo com a Amanda, os portovelhenses são mesmo muito receptivos e o calor humano desta terra é realmente muito diferente”, disse.
Participação
Outras participações de telespectadores de deram através de mensagens on line, por meio de redes sociais. Os principais questionamentos eram sobre melhorias nos bairros. Renato perguntava sobre a rua Jaqueline Ferry, do bairro JK, se receberia pavimentação da prefeitura. Sobrinho esclareceu que todo o bairro JK 1,2 e 3, e ainda o Flamboyant receberão asfalto. “Os recursos já foram assegurados, o projeto já está em análise na Caixa e assim que obtivermos a sinalização iniciaremos o processo de licitação. Esta região vai receber um grande volume de obras da prefeitura. Como a unidade de saúde que construiremos na Daniela com Benedito Inocêncio e ainda creche e escola na região”, afirmou.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O