Terça-feira, 10 de abril de 2012 - 15h32
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira, no Bairro Ulisses Guimarães, zona leste da Capital, passou a integrar a política de inclusão digital promovida pelo Governo de Rondônia, através das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Educação (Seduc). Nesta segunda-feira (9), o secretário adjunto da Seas, Márcio Antônio Felix e o autor da emenda parlamentar que contemplou os telecentros, ex-deputado estadual Lindomar Garçon, entregaram o primeiro Telecentro dos quatro previstos.
Os alunos e a comunidade do Bairro Ulisses Guimarães passam agora a usufruir de internet grátis, cursos profissionalizantes e atividades de inclusão digital. O telecentro entregue faz parte do projeto “É Preciso Navegar” e conta com a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. “O projeto é fruto dos estudos socioeconômicos realizados pela Seas, relacionados á tecnologia da informação para consolidar a cidadania e combater o analfabetismo digital”, destaca Márcio.
Na solenidade de entrega Márcio também falou sobre as ações do Plano FutuRO que já estão chegando efetivamente à população, como o programa de habitação popular na zona urbana e rural, o cadastramento das famílias pobres e extremamente pobres para o programa de transferência de renda, o mapeamento de oportunidades de emprego para famílias de baixa renda, a implantação de escolas de educação integral, como a entregue nesta terça-feira (10) pelo governador Confúcio Moura, em Guajará-Mirim, além de várias outras ações nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento social e segurança pública. “O Plano FutuRO contempla mais projetos de inclusão digital chegando aos distritos e áreas de assentamentos”, frisa o secretário.
De acordo com o ex-deputado estadual Lindomar Garçon, os telecentros irão oportunizar a população que não tem condições financeiras de ter um computador e internet a ter acesso aos serviços ofertados pela rede e acesso a informações, diminuindo o analfabetismo digital.
“Acho muito bom e estou feliz com este telecentro na escola, pois vai facilitar muito nas pesquisas escolares e nos serviços, como impressão de boletos. Antes tínhamos que pagar para ter acesso à internet, com o telecentro esse serviço é ofertado gratuitamente, além de ter a segurança de estar no ambiente escolar”, declarou a estudante Singeica Aquino.
Também participou da solenidade de entrega o professor e técnico da Seduc Ricardo Henrique, a diretora da escola Jorge Teixeira Maria dos Santos, técnicos da coordenação de desenvolvimento social da Seas, os alunos e moradores do Bairro Ulisses Guimarães.
Fonte: Decom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)