Quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 00h20
O Governo de Rondônia está fornecendo para outros estados da federação o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado de Rondônia (Sispar), definido como um marco regulatório nas relações entre o poder público e o terceiro setor, conforme o gerente de Desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ricardo Machado.
O chefe do Núcleo do Terceiro Setor, Rafael Vargas Lara, explicou que a Lei Estadual 3.122, de 1° de julho de 2013, foi responsável pela criação do Sispar, considerado o principal instrumento de credenciamento e titulação das entidades e organizações interessadas em realizar atividades complementares às ações exclusivas e não exclusivas de interesse do governo.
Segundo Rafael Lara, o Sispar fomenta as atividades de desenvolvimento econômico e social com o intuito de disciplinar a atuação do poder público com as entidades tituladas ou não, nos termos da lei. Para usufruir dos benefícios da lei do terceiro setor, não é necessário que a entidade tenha o título de utilidade pública, organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip). Já estão cadastradas 1.072 organizações, das quais 362 já estão credenciadas, ou seja, aptas a prestar serviços para o governo do estado.
O gerente de Desenvolvimento da Detic, o sistema que foi implantado no governo de Rondônia em fevereiro deste ano já foi repassado a custo zero para a cidade de Pato de Minas (MG) e outros estados já demonstraram interesse.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)