Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Técnicos da Secretaria de Previdência ministram palestra para servidores do TCE-RO sobre RPPS


Técnicos da Secretaria de Previdência ministram palestra para servidores do TCE-RO sobre RPPS - Gente de Opinião 

Como fruto da parceria estabelecida entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), vinculada ao Ministério da Fazenda (MF), foi realizada nesta sexta-feira (23), no auditório da Corte de Contas, palestra sobre Orientação, Acompanhamento, Controle e Supervisão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Antes do evento, os palestrantes Allex Albert Rodrigues, coordenador-geral de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos da SPPS/MF, e Leonardo da Silva Motta, coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal daquele órgão, foram recebidos pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa e pelo secretário geral de controle externo do TCE-RO, José Luiz.

Durante o encontro, foi enfocada, inicialmente, a parceria estabelecida entre o TCE rondoniense e a SPPS/MF, formalizada por meio de acordo de cooperação técnica, que visa, entre outros aspectos, contribuir para a implantação e a consolidação de um modelo de auditoria integrada nos RPPS implantados pelos entes federativos rondonienses.

Ainda dentro de possíveis ações fruto da parceria, houve o convite – prontamente aceito –  para que um representante da Secretaria de Previdência Social participe, na condição de instrutor, do evento Abrindo as Contas, que o TCE-RO realizará no primeiro trimestre de 2017, destinado aos gestores municipais em início de mandato e suas equipes técnicas. “Será uma contribuição valiosa para esclarecer diversas dúvidas dos municípios em relação a essa temática”, disse Edilson de Sousa.

PALESTRA

A palestra ministrada pelos auditores da SPPS/MF foi aberta à participação de servidores e estagiários do TCE-RO. A ação foi dividida em dois momentos: o primeiro, com apresentação de Leonardo da Silva, enfocou Normatização e Acompanhamento Legal da SPPS, abordando  normas gerais, principais regras de concessão de benefícios, Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e informações que devem ser prestadas à SPPS.

A outra abordagem, “Investimentos de Recursos e Equilíbrio Financeiro e Atuarial”, foi feita por Allex Albert e enfocou, entre outros pontos, Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), parâmetros de gestão, procedimentos e resultados das auditorias de investimentos, parâmetros gerais das avaliações e reavaliações atuariais e supervisão do equilíbrio financeiro e atuarial. (Fonte: Ascom TCE-RO)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)