Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Técnicas para colher depoimentos de crianças vítimas de abuso sexual são temas de curso


 
Em alusão ao “Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - 18 de maio”, o Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF), realizou ontem quinta-feira, dia 14 de maio, um curso sobre Oitiva de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual para Promotores, Juízes da Infância e integrantes da rede de proteção a criança e ao adolescente.

O evento foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; pelo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho – que toma posse como Procurador-Geral de Justiça do MPRO nesta sexta-feira, pela Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-INF), Promotora de Justiça Karine Ribeiro Castro Stellato e pelo juiz da Infância, Fabiano Perguraro.

O curso foi ministrado pela doutora em Psicologia Luiziana Souto Schaefer, perita do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e autora da tese em doutorado intitulada “Indicadores psicológicos e comportamentais na perícia de crianças com suspeita de abuso sexual”. Segundo a psicóloga, o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul realiza cerca de mil perícias por ano em relação a violência doméstica e contra a criança e adolescente, e 90% delas se referem a abuso sexual contra criança e adolescente.

No curso, a psicóloga fez uma abordagem sobre a Violência: histórico, tipologias e epidemiologia; Fatores de risco da violência e apresentou algumas técnicas da entrevista de crianças e adolescente vítimas de abuso sexual, o estabelecimento da relação com o entrevistado, tipos de perguntas, práticas adequadas e inapropriadas na abordagem das vítimas.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)