Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE treina técnicos municipais sobre Plano de Contas Único


Técnicos e contadores das administrações direta e indireta dos 52 municípios e de empresas que lhes prestam serviços, participam da III Reunião Técnica sobre Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública/Sigap e Plano de Contas Único, treinamento que vem sendo aplicado pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado, no próprio TCE-RO.

Os participantes foram divididos em grupos e cada dia desta semana um desses grupos estará no treinamento realizado pela manhã e à tarde, conforme o assessor Francisco Barbosa Rodrigues, da Secretaria Geral de Controle Externo – SGCE/TCE-RO. No total, participam do Encontro 145 técnicos municipais.

Francisco Rodrigues explicou que o Sigap é um softwarer operacional que já vem sendo aplicado pelo Tribunal desde janeiro deste ano, reduzindo custos de operação e tempo, permitindo que toda prestação de contas e gestão fiscal dos municípios seja encaminhada ao TCE-RO via internet.

BENEFÍCIOS

Para os contadores Márcia Padilha e João Batista, ambos de Vilhena, e Tertuliano Neto, de Colorado, que participam da III Reunião Técnica, esse treinamento sobre o Sigap vai reduzir custos e tempo de trabalho, em ralação ao que vinha sendo feito antes.

Eles apontam como fatores positivos desse novo programa o trabalho integrado do contador municipal com os sistemas contábeis das empresas prestadoras de serviço e, também, na questão do ganho de qualidade do produto final.

Os participantes elogiaram também a atenção do Tribunal de Contas "cujos técnicos estão sempre disponíveis para trocar idéias e debater sobre dúvidas na aplicação dos sistemas de controle", explicou Tertuliano Neto.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual

Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

Deputada Cristiane Lopes vota favorável ao projeto que endurece o combate às organizações criminosas no Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota favorável ao projeto que endurece o combate às organizações criminosas no Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)