Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE-RO inova e estabelece processo seletivo para contratação de cargos em comissão



Em sintonia com princípios constitucionais e administrativos, como meritocracia, impessoalidade, eficiência e legitimidade, além da democratização do acesso aos cargos em comissão e do aperfeiçoamento da cultura organizacional, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) estabeleceu normas e diretrizes que disciplinam o processo seletivo para cargos em comissão no âmbito de suas unidades internas.

 

A medida consta da Portaria nº 679, de 20 de julho de 2016, assinada pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e publicada no Diário Oficial eletrônico nº 1194, que circula nesta quarta-feira (20).

 

As regras valem para contratações de comissionados no Gabinete do Conselheiro Presidente e setores ligados à Presidência, além da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria Geral de Administração e da Secretaria Geral de Controle Externo.

 

Além do seu caráter moralizador e inovador, no âmbito da administração pública rondoniense, a adoção pelo TCE-RO de processo seletivo para a contratação de comissionados representa um avanço visando à criação de uma cultura de meritocracia, promovendo ainda maior profissionalização no serviço público e a valorização dos servidores.

 

Está assim alinhada não só ao Plano Estratégico da Corte para o período 2016/20, como também às diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), no que tange à estrutura, composição e recursos organizacionais dos TCs.

 

DIRETRIZES

 

Com um total de 12 artigos, a Portaria 679/2016 traça todas as diretrizes e normas a serem tomadas para a realização do processo seletivo, inclusive a constituição de comissão com participação efetiva da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do TCE-RO.

 

A seleção será composta por cinco fases, sendo as três primeiras – análise curricular, avaliação de memorial para cargos de nível estratégico e exame de projeto ou plano de melhoria – eliminatórias. O teste de perfil comportamental será classificatório e eliminatório, havendo, por último, uma entrevista técnica a ser feita em conjunto com o gestor do setor demandante, para a escolha final do candidato.

 

O processo seletivo será utilizado para os três níveis de cargos em comissão: direção, chefia e assessoramento. Outra diretriz importante é que o provimento desses cargos por meio de processo seletivo não descaracteriza sua natureza, que é de livre nomeação e exoneração.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia

Diante do crescente número de notícias sobre crimes sexuais infantojuvenis, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou o Requerimento

Cristiane Lopes garante mais 2,4 milhões para a saúde de Rondônia e ultrapassa marca de 45 milhões investidos no setor

Cristiane Lopes garante mais 2,4 milhões para a saúde de Rondônia e ultrapassa marca de 45 milhões investidos no setor

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista - RO) anunciou nesta semana o pagamento de mais 2,4 milhões em emendas parlamentares individua

Com apoio de Marcos Rocha, Cirone destina R$ 3,2 milhões para a recuperação das estradas rurais de Candeias do Jamari

Com apoio de Marcos Rocha, Cirone destina R$ 3,2 milhões para a recuperação das estradas rurais de Candeias do Jamari

As estradas rurais das linhas 35 e 45, do município de Candeias do Jamari, estão sendo atendidas com serviços de patrolamento e cascalhamento. O tra

Luana Rocha entra no radar político com gestão de impacto na assistência social de Rondônia

Luana Rocha entra no radar político com gestão de impacto na assistência social de Rondônia

À frente da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas/RO) desde 2019, Luana Rocha consolidou um c

Gente de Opinião Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)