Quinta-feira, 12 de novembro de 2015 - 12h53
Já está disponível, de modo eletrônico, pelo Tribunal de Contas de Rondônia, a versão estendida até o 7º nível de classificação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), cuja utilização, de acordo com a Portaria nº 797/2015 (aprovada pela Presidência e publicada no Diário Oficial eletrônico do TCE-RO em 16/10/2015), será obrigatória a partir de 2016 para todos os Poderes e órgãos estaduais, além dos municípios.
O PCASP Estendido contém detalhamento adicional das contas (6º e 7º níveis) além dos níveis obrigatórios definidos no PCASP da Federação. O Tribunal optou pela utilização deste plano, aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão central de contabilidade da Federação, ante sua uniformização e convergência às regras internacionais de contabilidade, promovendo assim a padronização dos registros contábeis nas duas esferas de governo: municipal e estadual.
Além desses benefícios, o PCASP Estendido permitirá aos jurisdicionados rondonienses a consolidação das contas do Estado e municípios de Rondônia às contas nacionais, por meio da elaboração do Balanço do Setor Público Nacional, baseado em procedimentos e registros padronizados utilizados por todos os entes da Federação, como estabelece Lei Complementar nº 101/2000, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A adoção de regras e procedimentos contábeis sob uma mesma base conceitual permitirá a comparabilidade da situação econômico-financeira de vários países ou de entidades do setor público nacionais e/ou internacionais.
REGISTROS CONTÁBEIS
Em Rondônia, o TCE, por meio do PCASP, tem atuado no sentido de uniformizar seus procedimentos de análise, bem como as prestações de contas, pelos órgãos jurisdicionados, permitindo que os registros contábeis atendam o novo padrão da contabilidade nacional para o setor público.
Em relação à versão estendida do PCASP, sua disponibilização dentro das estruturas e especificações conceituais determinadas pela STN foi possível após trabalho realizado pela Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-RO, através da equipe designada para essa finalidade, integrada pelos servidores Jorge Eurico de Aguiar, Allan Cardoso de Albuquerque e Rodolfo Fernandes Kezerle.
Segundo essa comissão, para a consolidação das contas de 2015 os órgãos jurisdicionados ao Tribunal utilizarão o modelo do plano denominado PCASP Federação (TCE-RO), enquanto, a partir de janeiro/2016, será utilizado apenas o PCASP Estendido, ou seja, os registros das rotinas contábeis praticadas pelas unidades jurisdicionadas serão recepcionados e validados somente a partir do PCASP Estendido.
A versão do PCASP Estendido já está disponível pelo Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap) – Módulo Contábil: http://www.tce.ro.gov.br/portalsigap/index.php/sistema/sigap-contabil/.
Fonte: Ascom
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos