Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE realiza curso sobre controle e execução orçamentária


 Gente de Opinião
​O conselheiro-substituto Omar Dias ministrou o curso para os servidores públicos

Com o objetivo de capacitar jurisdicionados dos municípios e do Estado de Rondônia, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou nos dias 16 a 17 deste mês o curso “Planejamento e Orçamento/PPA, LDO e LOA: Controle e Execução Orçamentária”. A atividade buscou fornecer aos participantes conhecimentos necessários ao bom desempenho de tarefas ligadas a essas temáticas. 

Com um total de 16 horas-aula, a capacitação, realizada no auditório do TCE, foi ministrada pelo conselheiro-substituto do TCE-RO, Omar Pires Dias, que é especialista em Contabilidade Pública e Gestão Estratégica e mestre em Ciências Contábeis. 

Em sua exposição, Omar Pires focou nas temáticas que foram trabalhadas, encadeando conceitos teóricos com a prática cotidiana do serviço público e esclarecendo questões e assuntos importantes como o Plano Plurianual (PPA), que define metas da administração para os quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), inovação introduzida pela Constituição de 1988; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o orçamento propriamente dito de cada ano. 

Dentro da programação, foram ainda abordadas pelo instrutor as etapas da gestão pública; planejamento e orçamento governamental; a lógica do orçamento-programa; aspectos relativos ao processo de gestão, envolvendo suas quatro fases (elaboração, execução, monitoramento/avaliação e correção/revisão), além de aspectos relativos à receita e à despesa dos gastos públicos.

Ainda durante a capacitação, os participantes aproveitaram para fazer questionamentos ao instrutor, buscando desse modo o aprofundamento dos seus conhecimentos. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Os deputados vão buscar meios para a reparação das famílias afetadas e para evitar que novos produtores sejam atingidos

Os deputados vão buscar meios para a reparação das famílias afetadas e para evitar que novos produtores sejam atingidos

Em sessão presidida pelo deputado Cirone Deiró, nesta quarta-feira (29), os parlamentares estaduais se posicionaram contra a medida adotada pelo Gov

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), o edital do 2º concurso público da Casa de Leis. A

Vereador Fogaça elogia nomeação de Arildo Lopes e destaca acerto do prefeito em fortalecer diálogo

Vereador Fogaça elogia nomeação de Arildo Lopes e destaca acerto do prefeito em fortalecer diálogo

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) elogiou a decisão do prefeito Léo Moraes (Podemos) de nomear Arildo Lopes como o novo Secretário de Governança da p

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)