Quinta-feira, 19 de abril de 2018 - 11h03
O conselheiro-substituto Omar Dias ministrou o curso para os servidores públicos
Com o objetivo de capacitar jurisdicionados dos municípios e do Estado de Rondônia, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou nos dias 16 a 17 deste mês o curso “Planejamento e Orçamento/PPA, LDO e LOA: Controle e Execução Orçamentária”. A atividade buscou fornecer aos participantes conhecimentos necessários ao bom desempenho de tarefas ligadas a essas temáticas.
Com um total de 16 horas-aula, a capacitação, realizada no auditório do TCE, foi ministrada pelo conselheiro-substituto do TCE-RO, Omar Pires Dias, que é especialista em Contabilidade Pública e Gestão Estratégica e mestre em Ciências Contábeis.
Em sua exposição, Omar Pires focou nas temáticas que foram trabalhadas, encadeando conceitos teóricos com a prática cotidiana do serviço público e esclarecendo questões e assuntos importantes como o Plano Plurianual (PPA), que define metas da administração para os quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), inovação introduzida pela Constituição de 1988; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o orçamento propriamente dito de cada ano.
Dentro da programação, foram ainda abordadas pelo instrutor as etapas da gestão pública; planejamento e orçamento governamental; a lógica do orçamento-programa; aspectos relativos ao processo de gestão, envolvendo suas quatro fases (elaboração, execução, monitoramento/avaliação e correção/revisão), além de aspectos relativos à receita e à despesa dos gastos públicos.
Ainda durante a capacitação, os participantes aproveitaram para fazer questionamentos ao instrutor, buscando desse modo o aprofundamento dos seus conhecimentos. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.
Fonte: Ascom TCE-RO
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)