Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE quer cidadão interagindo em benefício da sociedade


Lúcio Albuquerque

 

ROLIM DE MOURA – O cidadão deve fazer uma parceria com o Tribunal de Contas, por ser ele o usuário do sistema público que pode nos dar o melhor retorno sobre não apenas a aplicação dos recursos, mas, principalmente, sobre os resultados obtidos por essa aplicação, disse o conselheiro-substituto Davi Dantas em palestra aos estudantes do curso de Contábeis da Faculdade de Rolim de Moura.

Como já acontecera em Vilhena na segunda-feira, para os universitários de Contabilidade da Unir, também em Rolim de Moura o tema da palestra foi o papel do Tribunal de Contas e sua missão constitucional. Nas duas ocasiões o palestrante lembrou a importância do exercício da cidadania que, também, é útil para os gestores. "Um gestor público não consegue ver tudo", frisou.

"Há uma mudança de filosofia da ação jurisdicional do Tribunal de Contas – disse o palestrante Davi Dantas – relativo ao trabalho a ser desenvolvido em nossas atividades, não se restringindo apenas à verificação se houve correta aplicação dos recursos, além do diálogo constante com a sociedade".

Além disso – continuou o palestrante – também buscamos saber alguns outros aspectos, como, por exemplo, a maneira como houve a aplicação, se a obra ou serviço é de necessidade pública e, principalmente, os resultados sociais que sejam obtidos com seu funcionamento.

Respondendo a perguntas de alunos, o conselheiro Davi Dantas explicou que o Tribunal, na busca de melhor interagir com a sociedade, está disponibilizando dois links em seu site ( www.tce.ro.gov.br), um deles o Contas Públicas, através do qual é possível o cidadão saber como é feita a aplicação dos recursos públicos tanto do Estado quanto de cada município, e o outro da Ouvidoria.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)