Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE assina contrato com Abop para Plano Estratégico


O Plano Estratégico do Tribunal de Contas (TCE-RO) para o período 2011/15 teve, nesta quarta-feira (9), mais uma importante etapa com a assinatura do contrato de consultoria entre o órgão e a Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), visando à realização de cursos e treinamentos para os servidores da Corte, garantindo, assim, o monitoramento da execução da peça de planejamento governamental.

Assinaram o documento, o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, e o presidente do Conselho Diretor da Abop, Antonio Augusto Oliveira Amado. O ato, realizado no Gabinete da Presidência, contou ainda com a presença dos conselheiros Valdivino Crispim, José Euler, Francisco Carvalho e Paulo Curi, da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Saldanha, do secretário-geral de Planejamento, Luiz Guilherme, e do assessor de Planejamento, Juscelino Vieira.

Antes da assinatura, o presidente José Gomes disse que a intenção da Corte, ao contratar a Abop, foi capacitar seus servidores visando não só dar efetividade ao Plano Estratégico 2011/15, mas também obter sugestões para a melhoria da gestão estratégica no âmbito do TCE.

“É fundamental que o Plano Estratégico não fique só no papel, e que nós tenhamos as ferramentas para assegurar o efetivo controle sobre as ações e metas pretendidas com ele”, disse o presidente, informando que o contrato tem prazo de vigência de um ano, sendo que as primeiras ações já devem acontecer neste mês.

Na sequência, falou o conselheiro José Euler, eleito para o cargo de presidente no biênio 2012/13. Ele ressaltou a preocupação da Corte em ter excelência em seu trabalho, citando o fato de o Plano Estratégico ser um instrumento de gestão relativamente novo no âmbito do TCE: “Acredito que essa consultoria que a Abop nos prestará será fundamental para nos mostrar o caminho mais fácil para a execução das diretrizes propostas no Plano Estratégico”.

Já o secretário-geral de Planejamento, Luiz Guilherme, relembrou a contribuição dada pelos membros e servidores da Corte na elaboração do Plano Estratégico, cujas perspectivas organizacionais e objetivos estratégicos se assentam em quatro eixos: resultados, processos internos, pessoas e inovações e orçamento e logística.

Avaliando o Plano Estratégico 11/15 do TCE como um instrumento de boa qualidade, compatível, dentro das prerrogativas propostas, com o que se quer obter de resultado para o Tribunal, o secretário-geral comentou sobre a expectativa positiva em novamente contar com a ação da Abop para a execução do Plano Estratégico.

“A Abop é uma instituição que tem integridade e notória especialização nessa área e nos auxiliou muito quando da elaboração do planejamento estratégico”, relembrou Luiz Guilherme.
 

MELHORIA

Já o representante da Abop, Antonio Amado, elogiou o empenho do TCE rondoniense em buscar a melhoria das suas atribuições e, consequentemente, do papel que exerce no controle do uso do dinheiro público.

“Para a Abop, é muito importante esse momento, visto que se trata de uma cooperação mútua, já que o Tribunal de Contas abre uma janela em Rondônia para a melhoria da administração pública e, consequentemente, dos serviços prestados ao cidadão”, acentuou.

Ele ainda explicou que o contrato de consultoria assinado nesta terça-feira tem como objetivo capacitar os servidores do TCE para a operacionalização das ações de monitoramento da execução do Plano Estratégico 2011/15, elaborado a partir da metodologia “Balanced Scorecard” (BSC).

São englobadas ações e a criação, em conjunto, de uma sistemática de coleta de dados e de um plano de implantação para cada indicador de desempenho dos objetivos priorizados no Plano Estratégico, procedendo, desse modo, uma avaliação crítica da estrutura do órgão, com a apresentação, ainda, de sugestões para aperfeiçoá-lo.

Fonte:  TCE
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Terceiro maior destino das emendas parlamentares, a Região Norte recebe o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do CE

Terceiro maior destino das emendas parlamentares, a Região Norte recebe o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do CE

Após o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará em Fortaleza e no Cariri, com a presença de expressivos no

Deputado Alex Redano reforça incentivo ao esporte com entrega de kits para futebol society

Deputado Alex Redano reforça incentivo ao esporte com entrega de kits para futebol society

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), participou da entrega de mais de 130 kits esporti

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)