Sexta-feira, 8 de junho de 2012 - 11h02
A adaptação dos dados fornecidos pelo Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), ferramenta que permite conhecer toda a execução orçamentária do Estado de Rondônia, à Lei nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, foi o tema da reunião realizada na última quarta-feira (6), no Tribunal de Contas (TCE).
Além de membros e técnicos da Corte de Contas, participaram gestores e servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Finanças (Sefin), órgãos responsáveis pela operacionalização do Siafem e do Portal da Transparência, que reúne todas as informações sobre o orçamento da administração estadual, incluindo os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o Ministério Público, a Defensoria e o TCE.
Durante a reunião, foram apresentados e debatidos dispositivos e situações relativos ao sistema ainda não contemplados pelo que determina a Lei de Acesso à Informação, envolvendo desde mecanismos para garantir a informação de forma mais objetiva e transparente até adequação do sistema a fim de assegurar acessibilidade às pessoas com deficiência.
Dentre as sugestões para melhoria das informações disponibilizadas ao cidadão, foi proposta uma parceria envolvendo áreas técnicas do TCE e do Governo do Estado, visando viabilizar, no menor prazo possível, as correções necessárias no Portal da Transparência/Siafem relativamente à Lei de Acesso à Informação.
Na oportunidade, o presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, falou da importância de se extrair os dados necessários do Siafem e disponibilizá-los no Portal da Transparência. “Esse trabalho em conjunto será importante para superar essas pequenas deficiências detectadas e disponibilizar a informação ao cidadão”, disse.
Já os representantes do Estado destacaram a preocupação do governador Confúcio Moura em adaptar todo o aparato estatal rondoniense, incluindo o segmento tecnológico (portais, sistemas, programas), às determinações da nova Lei de Acesso à Informação, oferecendo, de modo claro e em linguagem acessível, informações sobre o orçamento estadual.
Fonte: TCE
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)