Quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 20h34
Atendendo solicitação dos vereadores Jurandir Bengala, Dindim, José Wildes e Sid Orleans o prefeito Mauro Nazif recebeu em audiência uma comissão representando os taxistas, na tarde desta quarta-feira (30) na sede da secretaria municipal SEMUSB; para tratar de várias reivindicações decorrentes do que a categoria considera excesso de burocracia, mudanças de procedimentos sem modificações na legislação; forma de fiscalização que caracterizaria perseguição da SEMTRAN contra os taxistas; cobrança de taxas que não eram exigidas em administrações anteriores. Os ânimos dos trabalhadores estavam exaltados, muitos indignados e vários fazendo relatos de situações consideradas abusivas.
Além do prefeito e dos vereadores, participaram da audiência o secretário Carlos Gutemberg e o coordenador de trânsito Éverton Kemp; o deputado estadual Cláudio Carvalho; o presidente do Sindicato dos Taxistas (SINTAX) Chiquinho; presidente da CUT Itamar Ferreira; representantes de associações e cooperativas de taxistas e a assessoria jurídica do sindicato. O presidente do SINTAX entregou uma pauta com as reivindicações ao prefeito, que foram apresentadas e debatidas: emissão de carteira universal para motoristas auxiliares, com validade anual, que permitisse trabalhar em qualquer táxi; não cobrança de ISS para motoristas auxiliares, pois havia rumores que passaria a ser cobrado pela SEMTRAN.
Também, que a fiscalização seja padronizada, pois segundo os taxistas a SEMTRAN estaria priorizando fazer blitz em vésperas de finais de semanas prolongados; cobranças de taxas abusivas, como de guincho mesmo o carro sendo conduzido pelo taxistas, e de expediente cumulativas; que não ocorra mudança de procedimentos em quanto lei em vigor não for revogada.
Outros dois pontos foi: cancelar a exigência de DUT assinado durante a renovação de alvará ou de transferência para o próprio nome, nos casos de contratos; criação de uma comissão composta pela SEMTRAN, PGM, vereadores e taxistas para elaboração de um Decreto listando todos os documentos e procedimentos exigidos para regularização junto à secretaria, de forma simplificada e desburocratizada.
O prefeito Mauro Nazif considerou as reivindicações razoáveis e possíveis de serem implementadas, encarregando o secretario Carlos Gutemberg de tomar as providências necessárias. Ao final da reunião, por voltas das 18h300, Mauro Nazif, o deputado Cláudio Carvalho, os vereadores Sid Orleans, Dindim, Wildes e Bengala; os presidentes do SINTAX e da CUT ser reuniram com os taxistas presentes para dar as boas novas. Houve grande comemoração.
O prefeito aproveitou para falar que este ano haverá um intenso trabalho da prefeitura para recuperação de ruas além de outras ações. Itamar Ferreira da CUT parabenizou a categoria e conclamou para que todos ajudem a fortalecer ainda mais o SINTAX. O presidente do sindicato, Chiquinho, agradeceu o apoio da CUT, dos vereadores e do deputado; a confiança da categoria; além da sensibilidade do prefeito que conseguiu atender os taxistas. A categoria permanecerá mobilizada para acompanhar o cumprimento dos pontos acordados.
Fonte: Itamar Ferreira
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc