Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Taxistas e mototaxistas participam de reunião com Nazif


Representantes dos mototaxistas e taxistas de Porto Velho estiveram na manhã de sexta-feira, 25/07, em reunião com o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e com o coordenador municipal de Transportes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), Everton Kemp, para apresentar algumas reivindicações das duas categorias.

Entre os temas discutidos, estava a questão do Imposto Sobre Serviço (ISS) pago pelos profissionais. Atualmente, dos mototaxistas é cobrado o valor de duas Unidades de Padrão Fiscal – UPFs, e dos taxistas são cinco UPFs. Em ambos os casos, a cobrança é feita individualmente, uma vez pelo proprietário do veículo e outras duas pelos dois condutores auxiliares.

“Queremos pedir que o imposto passe a ser cobrado apenas do proprietário do veículo. Para fazer essa reivindicação, a Câmara de Vereadores formulou um Anti-projeto de Lei”, explicou Waldiney Souza (Filhão), presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia.

Mauro Nazif informou que a prefeitura faz essa cobrança por ser uma determinação que está na Lei Nº 369 de 22 de dezembro de 2009 e que vai encaminhar a solicitação para a PGM – Procuradoria-Geral do Município fazer uma análise.

“Ouvimos os pedidos e vamos analisar todas as reivindicações que foram feitas. O que for possível, a prefeitura fará para buscar as soluções e melhorar as condições de trabalho deles e também a oferta do serviço para a população de Porto Velho”, afirmou Nazif.

Na ocasião, o presidente da Associação Beneficente dos Mototaxistas de Porto Velho – Deus é verdade - União da Vitória, Sílvio dos Santos, aproveitou para elogiar o trabalho dos fiscais da Semtran para coibir o exercício ilegal da profissão. “A fiscalização tem sido muito eficiente e já prenderam muitas motos piratas nos últimos dias. Isso é importante para que a concorrência do serviço seja justa e também para garantir a segurança dos passageiros”, acrescentou.

Fonte:  Malu Calixto

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)