Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 11h33
Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a prefeitura de Porto Velho trabalha para desobstruir a rede de drenagem nas Avenidas Guaporé e Rio de Janeiro, onde sempre que chove se forma um dos pontos de alagamentos da cidade. Há duas semanas a equipe trabalha no local com o auxílio do caminhão chamado “Tatuzão”, que dispõe de equipamentos apropriados para executar a tarefa.
Conforme o secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, o trabalho iniciou na esquina das duas avenidas e segue em direção à BR-364, para onde escoam as águas pluviais da Avenida Guaporé. O objetivo é dar manutenção em todo sistema de drenagem da via pública. Os trabalhadores retiram com pá a terra acumulada nas chamadas “bocas de lobos”, que são aberturas construídas para captar a água da chuva. Depois, utilizam o “Tatuzão” para desobstruir a tubulação.
Ribeiro garante que o trabalho na Guaporé está praticamente concluído. Afirma que todas as “bocas de lobo” estão recebendo a manutenção adequada. Com o auxílio de uma “mangueira” de pressão, também injetam água no interior da tubulação para retirar o restante da terra que se acumula na rede de drenagem. “Estamos fazendo um trabalho nunca antes realizado”, comenta.
Depois que a tarefa for concluída na Avenida Guaporé, o mesmo será feito na Rio de Janeiro, entre Guaporé e Mamoré. Itamar Ribeiro acredita que somente desta forma a prefeitura vai conseguir limpar as manilhas que formam a rede de drenagem, dando condição para o escoamento das águas. Aliado a isso, árvores (Ficus) cujas raízes entopem a tubulação também estão sendo retiradas.
O secretário garante que outras equipes, com auxílio de dois caminhões (Tatuzões) estão fazendo manutenção em outros setores da cidade, a exemplo das Avenidas Costa e Silva, Calama e Abunã. Nesse caso, a Semusb ataca os pontos críticos detectados pela equipe técnica e atende solicitações da comunidade para conter os pontos de alagamentos.
Com os equipamentos adquiridos na atual gestão, Itamar Ribeiro afirma que a prefeitura pode fazer manutenção em toda rede, dando condições para que as águas pluviais escoem com maior rapidez. “A maior beneficiada com isso é a população”, enfatiza.
Fonte: Augusto José
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland