Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Tatuzão' para conter alagamento na RJ com Guaporé


Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a prefeitura de Porto Velho trabalha para desobstruir a rede de drenagem nas Avenidas Guaporé e Rio de Janeiro, onde sempre que chove se forma um dos pontos de alagamentos da cidade. Há duas semanas a equipe trabalha no local com o auxílio do caminhão chamado “Tatuzão”, que dispõe de equipamentos apropriados para executar a tarefa.

Conforme o secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, o trabalho iniciou na esquina das duas avenidas e segue em direção à BR-364, para onde escoam as águas pluviais da Avenida Guaporé. O objetivo é dar manutenção em todo sistema de drenagem da via pública. Os trabalhadores retiram com pá a terra acumulada nas chamadas “bocas de lobos”, que são aberturas construídas para captar a água da chuva. Depois, utilizam o “Tatuzão” para desobstruir a tubulação.

Ribeiro garante que o trabalho na Guaporé está praticamente concluído. Afirma que todas as “bocas de lobo” estão recebendo a manutenção adequada. Com o auxílio de uma “mangueira” de pressão, também injetam água no interior da tubulação para retirar o restante da terra que se acumula na rede de drenagem. “Estamos fazendo um trabalho nunca antes realizado”, comenta.

Depois que a tarefa for concluída na Avenida Guaporé, o mesmo será feito na Rio de Janeiro, entre Guaporé e Mamoré. Itamar Ribeiro acredita que somente desta forma a prefeitura vai conseguir limpar as manilhas que formam a rede de drenagem, dando condição para o escoamento das águas. Aliado a isso, árvores (Ficus) cujas raízes entopem a tubulação também estão sendo retiradas.

O secretário garante que outras equipes, com auxílio de dois caminhões (Tatuzões) estão fazendo manutenção em outros setores da cidade, a exemplo das Avenidas Costa e Silva, Calama e Abunã. Nesse caso, a Semusb ataca os pontos críticos detectados pela equipe técnica e atende solicitações da comunidade para conter os pontos de alagamentos.

Com os equipamentos adquiridos na atual gestão, Itamar Ribeiro afirma que a prefeitura pode fazer manutenção em toda rede, dando condições para que as águas pluviais escoem com maior rapidez. “A maior beneficiada com isso é a população”, enfatiza.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)