Sábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Suspensão da importação de café é comemorada pela Deputada Marinha Raupp



Uma boa notícia no fim da noite desta terça-feira (21) trouxe tranquilidade para os produtores de café do País. O presidente da República Michel Temer suspendeu a Instrução Normativa nº 7, do Ministério da Agricultura, que autorizava a importação do café conilon do Vietnã. A informação foi repassada ao senador Valdir Raupp pelos ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e pelo presidente da Frente Parlamentar Mista do Café, deputado federal Carlos Melles.Suspensão da importação de café é comemorada pela Deputada Marinha Raupp - Gente de Opinião

A deputada federal Marinha Raupp, que há anos vem trabalhando para o fortalecimento da agricultura no estado, participou durante a tarde de ontem, junto a diversos parlamentares dos estados de Rondônia, Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia, da mobilização sobre o tema, sensibilizando os agentes federais da importância de se valorizar o café nacional e dos prejuízos que a importação traria aos estados produtores.

“Nossa união e trabalho consolidou o respeito aos produtores de café de Rondônia. Com diálogo e posicionamento em favor da cadeia produtiva, o presidente Temer foi sensível a situação e mostrou compromisso com os nossos agricultores. A nossa posição, minha e do senador Valdir Raupp, que junto com as bancadas de Rondônia, Espírito Santo e Minas Gerais conduziu as ações, mostra que o respeito ao agricultor, ao produtor de café, é ponto comum em nossas lutas”, reafirmou a deputada.

Importante ressaltar que o café tipo conilon produz 11 milhões de saca por ano. Só o estado de Rondônia contribui com 2 milhões. São 30 mil famílias rondonienses que dependem desta atividade. A meta agora é prosseguir com políticas públicas de fortalecimento do setor cafeeiro rondoniense e do País. Também participou da mobilização em Brasília o presidente da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o empresário Ezequiel Dias da Silva, o Tuta Café.

Ação legislativa – Ainda na tarde de ontem, a deputada Marinha Raupp apresentou na Câmara Federal com um Projeto de Decreto Legislativo, nº 589/2017 sustando a Instrução Normativa nº 7. No texto, a parlamentar destacou informação da própria Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que registra um crescimento da produção do conilon de 8,1 a 20,5% na comparação com a safra de 2016, o que naturalmente não implicaria a importação. 

Mobilização popular –Cerca de 200 cafeicultores de várias cidades da Zona da Mata de Rondônia fizeram protesto contra importação do café conilon, paralisando o fluxo de veículos da BR-364, na altura de Cacoal, durante a tarde desta terça-feira (21). Os manifestantes usaram faixas, paus e blocos de concreto.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Sábado, 26 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)