Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 - 10h33
Uma boa notícia no fim da noite desta terça-feira (21) trouxe tranquilidade para os produtores de café do País. O presidente da República Michel Temer suspendeu a Instrução Normativa nº 7, do Ministério da Agricultura, que autorizava a importação do café conilon do Vietnã. A informação foi repassada ao senador Valdir Raupp pelos ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e pelo presidente da Frente Parlamentar Mista do Café, deputado federal Carlos Melles.
A deputada federal Marinha Raupp, que há anos vem trabalhando para o fortalecimento da agricultura no estado, participou durante a tarde de ontem, junto a diversos parlamentares dos estados de Rondônia, Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia, da mobilização sobre o tema, sensibilizando os agentes federais da importância de se valorizar o café nacional e dos prejuízos que a importação traria aos estados produtores.
“Nossa união e trabalho consolidou o respeito aos produtores de café de Rondônia. Com diálogo e posicionamento em favor da cadeia produtiva, o presidente Temer foi sensível a situação e mostrou compromisso com os nossos agricultores. A nossa posição, minha e do senador Valdir Raupp, que junto com as bancadas de Rondônia, Espírito Santo e Minas Gerais conduziu as ações, mostra que o respeito ao agricultor, ao produtor de café, é ponto comum em nossas lutas”, reafirmou a deputada.
Importante ressaltar que o café tipo conilon produz 11 milhões de saca por ano. Só o estado de Rondônia contribui com 2 milhões. São 30 mil famílias rondonienses que dependem desta atividade. A meta agora é prosseguir com políticas públicas de fortalecimento do setor cafeeiro rondoniense e do País. Também participou da mobilização em Brasília o presidente da Câmara Setorial do Café em Rondônia, o empresário Ezequiel Dias da Silva, o Tuta Café.
Ação legislativa – Ainda na tarde de ontem, a deputada Marinha Raupp apresentou na Câmara Federal com um Projeto de Decreto Legislativo, nº 589/2017 sustando a Instrução Normativa nº 7. No texto, a parlamentar destacou informação da própria Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que registra um crescimento da produção do conilon de 8,1 a 20,5% na comparação com a safra de 2016, o que naturalmente não implicaria a importação.
Mobilização popular –Cerca de 200 cafeicultores de várias cidades da Zona da Mata de Rondônia fizeram protesto contra importação do café conilon, paralisando o fluxo de veículos da BR-364, na altura de Cacoal, durante a tarde desta terça-feira (21). Os manifestantes usaram faixas, paus e blocos de concreto.
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo
Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari
“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a