Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sociedade civil e entidades ajudam subsidiar relatório do Plano Amazônia Sustentável


Preocupação com a colocação da região amazônica num contexto nacional, que possibilite investimentos em todos os setores foi uma preocupação unanime na etapa estadual do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro na cidade de Porto Velho, Rondônia. O evento contou com a mobilização de toda a bancada federal do estado, composta por oito deputados e três senadores, que conduziram painéis com temas pertinentes para a região.

O coordenador da Bancada deputado Eduardo Valverde(PT/RO) elogiou a participação dos vários segmentos da sociedade civil e entidades, que ajudaram a subsidiar o relatório do Plano Amazônia Sustentável(PAS), para transformá-lo em projetos e ações concretas para a região, inseridos no Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) e ainda com o Plano Plurianual (PPA) e o Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Este evento foi uma oportunidade de pensarmos nossa região com um olhar do povo que aqui vive, com sua peculiaridades e anseios. Precisamos pensar a região não só no aspecto econômico, mas focar na pessoa humana", ressaltou.

As discussões sobre os mais variados temas foram abordados na ótica dos rondonienses, que tiveram voz e participaram ativamente.

Painéis - No painel Segurança Pública, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o aumento do efetivo policial, melhoria no sistema prisional foram cobrados por representantes das polícias rodoviária, federal e militar. Na questão de segurança de fronteira, foi levantado a parceria com estados limítrofes e acordo bilateral de segurança com a Bolívia.

Sob a coordenação do deputado Mauro Nasif(PSB), o painel Saúde Pública abordou o combate de doenças endêmicas e epidêmicas, como malária, dengue, gripe aviária e outras. Aporte de recursos considerando as especificidades regionais, e as barreiras naturais também foram levantadas.

Extrativismo Mineral e VegetaL, coordenado pelo deputado Ernandes Amorim(PTB) tratou da recuperação do meio ambiente, provocado pela mineração desordenada, por meio de ações conjuntas entre os entes ederal e estadual, além da cobrança ativa às empresas de mineração e garimpeiros, na recuperação das áreas degradadas.

Com o tema Energia, coordenado pelo senador Valdir Raupp(PMDB), versou-se sobre o gasoduto e as hidrelétricas, propondo-se a qualificação da população visando sua absorção nas obras de construção das usinas, além de outras alternativas de energia.

No Painel Direitos Humanos, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o debate uniu representantes do grupo GLBT, indígenas, movimento negro, populações ribeirinhas, deficientes entre outros, que pediram a aprovação de três estatutos tramitando no Congresso Nacional, como o estatuto dos portadores de deficiência, dos povos indígenas, e da igualdade racial. Além do fortalecimento do Programa Brasil sem Homofobia.

Com o tema Transporte, gerido pelo deputado Natan Donadon(PMDB), foi sugerido a inclusão no PPA a construção e implantação da Estação Hidroviária em Porto Velho, a construção dos Portos de Guajará Mirim e Porto Velho; a conclusão do anel viário de Ji-Paraná, entre outras obras.

Outros estados – A próxima etapa do Simpósio será realizada no dia 29 em Boa Vista (Roraima), dia 05 Belém (Pará), dia 08 em Rio Branco (Acre), dia 09 em Manaus (Amazonas) e em São Luís (Maranhão), dia 12 em Macapá (Amapá) e dia 13 em Palmas (Tocantins).

Fonte: Leila Britro

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)