Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Sociedade civil e entidades ajudam subsidiar relatório do Plano Amazônia Sustentável


Preocupação com a colocação da região amazônica num contexto nacional, que possibilite investimentos em todos os setores foi uma preocupação unanime na etapa estadual do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro na cidade de Porto Velho, Rondônia. O evento contou com a mobilização de toda a bancada federal do estado, composta por oito deputados e três senadores, que conduziram painéis com temas pertinentes para a região.

O coordenador da Bancada deputado Eduardo Valverde(PT/RO) elogiou a participação dos vários segmentos da sociedade civil e entidades, que ajudaram a subsidiar o relatório do Plano Amazônia Sustentável(PAS), para transformá-lo em projetos e ações concretas para a região, inseridos no Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) e ainda com o Plano Plurianual (PPA) e o Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Este evento foi uma oportunidade de pensarmos nossa região com um olhar do povo que aqui vive, com sua peculiaridades e anseios. Precisamos pensar a região não só no aspecto econômico, mas focar na pessoa humana", ressaltou.

As discussões sobre os mais variados temas foram abordados na ótica dos rondonienses, que tiveram voz e participaram ativamente.

Painéis - No painel Segurança Pública, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o aumento do efetivo policial, melhoria no sistema prisional foram cobrados por representantes das polícias rodoviária, federal e militar. Na questão de segurança de fronteira, foi levantado a parceria com estados limítrofes e acordo bilateral de segurança com a Bolívia.

Sob a coordenação do deputado Mauro Nasif(PSB), o painel Saúde Pública abordou o combate de doenças endêmicas e epidêmicas, como malária, dengue, gripe aviária e outras. Aporte de recursos considerando as especificidades regionais, e as barreiras naturais também foram levantadas.

Extrativismo Mineral e VegetaL, coordenado pelo deputado Ernandes Amorim(PTB) tratou da recuperação do meio ambiente, provocado pela mineração desordenada, por meio de ações conjuntas entre os entes ederal e estadual, além da cobrança ativa às empresas de mineração e garimpeiros, na recuperação das áreas degradadas.

Com o tema Energia, coordenado pelo senador Valdir Raupp(PMDB), versou-se sobre o gasoduto e as hidrelétricas, propondo-se a qualificação da população visando sua absorção nas obras de construção das usinas, além de outras alternativas de energia.

No Painel Direitos Humanos, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o debate uniu representantes do grupo GLBT, indígenas, movimento negro, populações ribeirinhas, deficientes entre outros, que pediram a aprovação de três estatutos tramitando no Congresso Nacional, como o estatuto dos portadores de deficiência, dos povos indígenas, e da igualdade racial. Além do fortalecimento do Programa Brasil sem Homofobia.

Com o tema Transporte, gerido pelo deputado Natan Donadon(PMDB), foi sugerido a inclusão no PPA a construção e implantação da Estação Hidroviária em Porto Velho, a construção dos Portos de Guajará Mirim e Porto Velho; a conclusão do anel viário de Ji-Paraná, entre outras obras.

Outros estados – A próxima etapa do Simpósio será realizada no dia 29 em Boa Vista (Roraima), dia 05 Belém (Pará), dia 08 em Rio Branco (Acre), dia 09 em Manaus (Amazonas) e em São Luís (Maranhão), dia 12 em Macapá (Amapá) e dia 13 em Palmas (Tocantins).

Fonte: Leila Britro

 

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6