Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sociedade civil e entidades ajudam subsidiar relatório do Plano Amazônia Sustentável


Preocupação com a colocação da região amazônica num contexto nacional, que possibilite investimentos em todos os setores foi uma preocupação unanime na etapa estadual do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro na cidade de Porto Velho, Rondônia. O evento contou com a mobilização de toda a bancada federal do estado, composta por oito deputados e três senadores, que conduziram painéis com temas pertinentes para a região.

O coordenador da Bancada deputado Eduardo Valverde(PT/RO) elogiou a participação dos vários segmentos da sociedade civil e entidades, que ajudaram a subsidiar o relatório do Plano Amazônia Sustentável(PAS), para transformá-lo em projetos e ações concretas para a região, inseridos no Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) e ainda com o Plano Plurianual (PPA) e o Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Este evento foi uma oportunidade de pensarmos nossa região com um olhar do povo que aqui vive, com sua peculiaridades e anseios. Precisamos pensar a região não só no aspecto econômico, mas focar na pessoa humana", ressaltou.

As discussões sobre os mais variados temas foram abordados na ótica dos rondonienses, que tiveram voz e participaram ativamente.

Painéis - No painel Segurança Pública, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o aumento do efetivo policial, melhoria no sistema prisional foram cobrados por representantes das polícias rodoviária, federal e militar. Na questão de segurança de fronteira, foi levantado a parceria com estados limítrofes e acordo bilateral de segurança com a Bolívia.

Sob a coordenação do deputado Mauro Nasif(PSB), o painel Saúde Pública abordou o combate de doenças endêmicas e epidêmicas, como malária, dengue, gripe aviária e outras. Aporte de recursos considerando as especificidades regionais, e as barreiras naturais também foram levantadas.

Extrativismo Mineral e VegetaL, coordenado pelo deputado Ernandes Amorim(PTB) tratou da recuperação do meio ambiente, provocado pela mineração desordenada, por meio de ações conjuntas entre os entes ederal e estadual, além da cobrança ativa às empresas de mineração e garimpeiros, na recuperação das áreas degradadas.

Com o tema Energia, coordenado pelo senador Valdir Raupp(PMDB), versou-se sobre o gasoduto e as hidrelétricas, propondo-se a qualificação da população visando sua absorção nas obras de construção das usinas, além de outras alternativas de energia.

No Painel Direitos Humanos, coordenado pelo deputado Eduardo Valverde, o debate uniu representantes do grupo GLBT, indígenas, movimento negro, populações ribeirinhas, deficientes entre outros, que pediram a aprovação de três estatutos tramitando no Congresso Nacional, como o estatuto dos portadores de deficiência, dos povos indígenas, e da igualdade racial. Além do fortalecimento do Programa Brasil sem Homofobia.

Com o tema Transporte, gerido pelo deputado Natan Donadon(PMDB), foi sugerido a inclusão no PPA a construção e implantação da Estação Hidroviária em Porto Velho, a construção dos Portos de Guajará Mirim e Porto Velho; a conclusão do anel viário de Ji-Paraná, entre outras obras.

Outros estados – A próxima etapa do Simpósio será realizada no dia 29 em Boa Vista (Roraima), dia 05 Belém (Pará), dia 08 em Rio Branco (Acre), dia 09 em Manaus (Amazonas) e em São Luís (Maranhão), dia 12 em Macapá (Amapá) e dia 13 em Palmas (Tocantins).

Fonte: Leila Britro

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)