Terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 18h11
O prefeito Roberto Sobrinho participou ontem. segunda feira,07, da solenidade de inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, em Ariquemes. A secretaria vai atender 11 municípios do Vale do Jamari. Também estiveram presentes à solenidade, o governador Confúcio Moura, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valter Araújo, entre outras autoridades.A nova unidade administrativo-fiscalizadora da Corte de Contas, recebeu o nome da servidora do TCE, Ruth Cloé de Britto Carvalho, falecida em 2010. Instalada em uma área de 1.500 metros doada pelo município, a Regional do TCE em Ariquemes conta com salas para a equipe técnica e de apoio, além de um auditório com capacidade para 150 pessoas sentadas.
O presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo, falou da importância da nova unidade para a melhoria não só da função fiscalizadora da Corte de Contas, mas também do papel pedagógico: “O Tribunal tem essa missão, já que o agente político, formado no labor da universidade da vida, muitas vezes não dispõe do conhecimento técnico sobre as leis e os procedimentos que regem a administração pública”.
Na oportunidade, o prefeito Roberto Sobrinho enalteceu a ação da descentralização das ações do Tribunal de Contas, que segundo ele “leva para próximo da população e dos prefeitos, este importante instrumento de controle dos recursos públicos”, enfatizou.
Em sua fala, representando o município de Porto Velho, Roberto Sobrinho também lembrou que “as ações do TCE não são apenas fiscalizadoras ou punitivas, mas que através do auxilio e suporte técnicos, podem se transformar em benefícios para as administrações públicas”, finalizou.
As unidades
As Secretarias Regionais do Tribunal de Contas são unidades técnicas dirigidas por um secretário regional e subordinadas à Secretaria Geral de Controle Externo. Devem realizar as fiscalizações planejadas ou extraordinariamente determinadas pelo relator ou pelo Tribunal e tem por finalidade assessorar os relatores em matéria inerente ao controle da gestão e oferecer subsídios técnicos para o julgamento das contas e apreciação dos demais processos. Destaque para os aspectos preventivos e pedagógicos da atuação do TCE-RO e a importância de se estar mais próximo dos jurisdicionados.
Interiorização
Estabelecido por lei, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo, o processo de interiorização do TCE dá um grande passo para sua solidificação com a inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo, em Ariquemes, para atender a outros 10 municípios da região. A abertura de unidades no interior do Estado, procedimento inédito e pioneiro entre os Tribunais de Contas do Norte do País, traz para o TCE uma nova realidade, com a marcante participação de importantes parceiros, como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Ariquemes, que aprovou o terreno onde foi construído o prédio da Secretaria Regional.
O processo de interiorização do TCE-RO, que ganhou fôlego na administração do atual presidente, conselheiro José Gomes de Melo, já tem em pleno funcionamento unidades em Vilhena, atendendo à região do Cone Sul, e em Cacoal, beneficiando os municípios da Zona da Mata. Recentemente foram assinados o contrato e a ordem de serviço dando início às obras da quarta regional do TCE, que será construída em Ji-Paraná, para atender às cidades da região central e também às do Vale do Guaporé, cujo município-polo é São Miguel.
Fonte: Nara Vargas
Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Após o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará em Fortaleza e no Cariri, com a presença de expressivos no

Deputado Alex Redano reforça incentivo ao esporte com entrega de kits para futebol society
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), participou da entrega de mais de 130 kits esporti
Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)