Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Sobrinho otimista com pontes do Rio Madeira


Duas pontes  sobre o Rio Madeira, há décadas esperadas pelos rondonienses, entram em fase de construção. Em reunião na última sexta-feira (2), o prefeito Roberto Sobrinho garantiu ao coordenador do DNIT, José Ribamar de Oliveira, todo o apoio do município de Porto Velho aos projetos, segundo Sobrinho, fundamentais ao desenvolvimento de Rondônia e da região Norte.

A ponte na BR-319, em Porto Velho (966,33 metros de comprimento por 13,40 metros de largura) vai ligar Porto Velho à Manaus, no estado do Amazonas. Já a ponte da BR-364, no distrito de Abunã (1.098 metros de comprimento por 12 metros de largura), sentido Rio Branco, consolida o chamado corredor para o Pacífico.

A licitação para a construção da  ponte em Porto Velho foi vencida pela empresa Mendes Júnior Trading e Engenharia, cujo orçamento é de R$ 59.625,211,79. Uma audiência pública, sugerida pelo Dnit, será realizada este mês pelo Ministério Público para que a população tenha acesso a todas as informações sobre a obra.


A licitação para a construção da ponte na BR-364, em Abunã, orçada em 54.349.997,68, foi vencida pela Andrade Gutierrez. O prazo para a conclusão das duas pontes é de três anos. O projeto prevê algumas desapropriações bem como reassentamento de famílias.

 

O PAC na região Norte

 

O PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, projeto lançado recentemente pelo Governo Federal, dedica especial atenção à região norte. De acordo com o PAC, serão destinados cerca de 6 bilhões de reais só para obras, incluindo portos, asfaltamento e pontes. Entre as rodovias  federais beneficiadas estão a 429, 319 e 364.  Segundo Oliveira, esta atenção especial dada à região norte é um empenho pessoal do presidente Lula. "Desde  2001 que estas obras estão projetadas, mas nunca saíram do papel. Agora, com o PAC, o Governo Federal quer transformar estes projetos em realidade, trazendo o desenvolvimento para a nossa região" disse.

O prefeito Roberto Sobrinho está bastante otimista em relação aos benefícios da construção destas duas pontes. "Sem dúvida a nossa ligação com Manaus, ainda através de balsas, tem nos deixado um pouco à margem do desenvolvimento. Agora com a construção destas duas pontes, além do desenvolvimento, da facilidade para escoar os nossos produtos, nós teremos também milhares de empregos com a contratação da mão-de-obra local. O empresário que investe na nossa região vai ter agora a maior facilidade para escoar o seu produto, barateando custos, o que acaba refletindo no bolso do consumidor final", argumentou.

Mais Sobre Política

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

MP recomenda que Prefeito de Monte Negro adote medidas de combate ao nepotismo

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, expediu recomendação ao Prefeito de Monte Negro, Evandro Marques da

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Governo de Rondônia encaminha ao STF pedido de análise de proposta de renegociação da dívida do Beron

Após a assinatura do sétimo termo aditivo de repactuação da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron), foi questionado pela União o pagamento do v

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

Feminicídio é destaque da Semana da Justiça pela Paz em Casa

O caso de uma adolescente de 17 anos, morta em Cerejeiras(RO), é um dos júris em que o Ministério Público pretende provar a ocorrência de feminicídio

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião com a presidente do STF sobre Cadastro nacional de Presos

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, participou na tarde de segunda-feira (20/08) da r