Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sobrinho fala sobre obras e asfalto na Transamérica


Sobrinho fala sobre obras e asfalto na Transamérica - Gente de Opinião

Em entrevista ao programa “Rádio Cidade Notícias”, da Transamérica 94,1 FM — Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho voltou a afirmar que o volume de obras que a prefeitura realiza no momento não é uma prática eleitoreira, mas sim, fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos que possibilitou ao município planejar várias ações que passaram a ser executadas nos últimos anos.

Muitas dessas obras, explicou o prefeito, o processo de planejamento, elaboração do projeto e intervenções para a liberação dos recursos iniciou há cerca, de dois a três anos e só agora estão sendo realizadas. “Ao longo do meu mandato essa é a quarta eleição que, ou seja, de dois em dois anos tem eleição. Se eu não trabalhasse nos anos que têm eleição eu perderia quatro anos que eu poderia trazer benefício à população. Então, essas obras não são eleitoreiras, mas sim, fruto de um planejamento e elas têm um objetivo muito claro, melhorar a qualidade de vida da população e eu não sou candidato”, disse o prefeito.
 

Inaugurações

Roberto Sobrinho também afirmou que o ritmo de inaugurações desse final de mandato é o ritmo normal de sua administração. Nos anos anteriores, lembrou ele, também foram inauguradas e iniciadas várias obras, principalmente no verão quando é possível trabalhar com pavimentação e drenagem, trabalho que é impossível ser realizado durante o inverno.

O prefeito lembrou ainda que só na semana passada, foram inauguradas três escolas, o Mercado do Peixe, para onde foram alojados os vendedores que comercializavam seu pescado na calçada Tancredo Neves, zona sul de Porto Velho, o Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (Caps i), que atende crianças dependentes químicos e alunos com problema de aprendizagem escolar. “E essa sequência de trabalho não para por aí. Nós próximos dias vou inaugurar grandes obras, como o Terminal Hidroviário do Cai N’água, o primeiro viaduto de Porto Velho, que é o da Jatuarana. Esse viaduto já está concluído, só falta lançar o asfalto. Ainda não fizemos isso porque estamos abrindo mais uma frente de trabalho no Trevo do Roque. E quando for iniciado o asfalto da Jatuarana o serviço não vai parar mais. A pavimentação vai sair da Jatuarana, pegar o Roque e segue com o asfaltamento das vias marginais que estão sendo construídas na BR 364. Também vai inaugurar as duas Upas, a da zona Leste e a da Sul, que são pequenos pronto socorros”, adiantou.

O prefeito reforçou que para realizar essas obras ele teve que superar vários obstáculos e, mesmo assim, continua recebendo muitas críticas, mas entende que dentro do estado democrático, as críticas são aceitas e assimiladas no debate e o papel do prefeito é resolver os problemas da cidade e não ficar irritado com as críticas.
 

Asfalto e terminal

Sobre a qualidade do asfalto trabalhado pela prefeitura, Roberto Sobrinho afirmou que o material utilizado pelo município é o de melhor qualidade que existe, o asfalto usinado quente, e lembrou que a população já criou um trauma com o outro tipo de asfalto, o frio, que era utilizado pela administração passada, popularmente conhecido como asfalto casca de ovo.

“O asfalto que fazemos é com drenagem e usinado quente. Agora, recentemente, a prefeitura iniciou o trabalho de recapeamento da cidade. E aí, começou a confusão. Nós fizemos um trabalho na Carlos Gomes que foi de preparação da pista com a retirada das ondulações, para que a via pudesse receber o micro revestimento. E ficou muito pó de asfalto na pista porque a estávamos preparando a base”, explicou.

O micro revestimento é uma espécie de capa que protege o asfalto evitando o surgimento de buracos. Serviço está sendo feito nas avenidas de maior movimentação da cidade como a Carlos Gomes, Nações Unidas, Almirante Barroso, Raimundo Cantuária, Farquar e também a 07 de Setembro.

Com relação ao terminal de ônibus da Euclides da Cunha, o prefeito Roberto Sobrinho lembrou que o município ainda está negociando com as empresas de ônibus, que estão responsáveis de fazer uma parte da obra — a outra parte é de responsabilidade da prefeitura — para a obra ser iniciada. No entanto, ele afirmou que a existência ou a ausência do terminal não implica em nada no que diz respeito ao deslocamento dos usuários de ônibus porque a integração é feita com o cartão “Leva Eu”.

O prefeito também falou da visita da comitiva de empresários de dirigentes da cidade chinesa de Jinan, da construção do novo terminal rodoviário, de sucessão política, sobre a possibilidade do PT emplacar mais quatro anos de governo na Prefeitura de Porto Velho, além de outros assuntos.

Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)