Quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 12h11
O prefeito Roberto Sobrinho anunciou na tarde desta quarta feira (8), o início das obras de revitalização da Avenida Sete de Setembro, entre Farquar e Brasília, beneficiando diretamente 240 lojistas do principal centro comercial da cidade. A notícia foi dada a um grupo de empresários da região, durante reunião que aconteceu no Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal.
Roberto Sobrinho informou que o investimento inicial é de R$ 1 milhão e 100 mil, dinheiro oriundo das compensações sociais pela construção da Hidrelétrica de Jirau. “A prefeitura vai arcar com 70% da obra e os comerciantes com 30%”, declarou o prefeito, conforme já havia sido acordado em reuniões anteriores. A empresa Linhares Construções foi contratada diretamente pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil e vai iniciar as obras no próximo dia quatro de julho.
Foi explicado aos comerciantes que a obra vai começar da Farquar para a Brasília, do lado esquerdo da pista, a cada duas quadras. Durante os trabalhos que serão realizados inclusive à noite e aos finais de semana, para que seja concluída no tempo previsto, que é de quatro meses, não será interrompido o acesso às lojas, para que os empresários continuem exercendo suas atividades.
No entanto, até que as obras iniciem, os comerciantes farão adequações nos seus estabelecimentos, principalmente quanto à acessibilidade. A partir da próxima semana, a Coordenadoria Municipal de Posturas irá notificar todos os lojistas que precisam fazer alterações para melhorar o acesso interno em seus estabelecimentos. Por sua vez, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), parceira da prefeitura no projeto, fará as intervenções necessárias de sua competência. Foi o que informou o representante da autarquia, Sérgio Galvão.
Projeto
De acordo com o projeto de revitalização da Sete de Setembro, segundo explicou o engenheiro responsável, José Augusto Barcel, da Secretaria de Projetos e Obras Especiais (Sempre), as calçadas serão padronizadas mediante o rebaixamento do meio fio, colocação de piso antiderrapante e faixa amarela em alto relevo para facilitar o acesso dos portadores de necessidades visuais (piso podotátil). Além disso, haverá rampas para acesso de cadeirantes nos parâmetros estabelecidos em lei.
Também foi anunciado o recapeamento asfaltico da via, nova iluminação, sinalização, lixeiras e abrigos padronizados nas paradas de ônibus. O secretário Pedro Beber, que cuida dos recursos das compensações das usinas do Madeira, ainda anunciou que a prefeitura irá reforçar a camada asfáltica em todos os pontos de ônibus para que não sejam danificados. “Chegou a hora. Peço compreensão dos empresários e também que nos ajudem, afinal, não é fácil executar um projeto como esse, com tantas intervenções. Nossa intenção é tornar o centro mais bonito, para que possa atrair mais clientes para vocês”, disse.
A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Joana Joanora das Neves e o representante do grupo Milla, Luizmar Batista, agradeceram o prefeito em nome dos demais empresários e prometeram contribuir da melhor forma possível para que o projeto seja concretizado.
Prestigiaram o evento, o presidente da Emdur, Mário Sérgio Teixeira; os secretários Israel Xavier e Silvana Cavol (Sempre); Itamar Ferreira (Semtran); Jair Ramires (Semusb); Ana Cristina Cordeiro (Semfaz); Pedro Beber (Semepe); e a coordenadora de posturas, Selimar Pereira.
Fonte: Augusto José
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes