Sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 - 12h03
O deputado Só na Bença (PMDB), que é presidente da Comissão de Transporte e Obras Públicas da Assembleia Legislava, visitou as obras do anel viário de Porto Velho e se disse satisfeito com a aceleração dos trabalhos que estão sendo executados pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER).
Segundo Só na Bença, a estrada é conhecida como Expresso Porto ou Contorno Norte, e tem a finalidade de tirar o fluxo de veículos pesados do perímetro urbano da cidade. O Contorno Norte começa na BR 364, ao lado das Irmãs Marcelinas, chegando à Linha PV 8, seguindo até a Estrada da Penal, totalizando 21 km de extensão.
A estrada evitará o trânsito diário de aproximadamente 250 caminhões e carretas bitrem pelo perímetro urbano de Porto Velho, com destino aos portos Maggi e Bertolini, localizados ao longo da Estrada da Penal.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem o projeto para a pavimentação do Contorno Norte da capital. No entanto, devido à situação econômica desfavorável, o governo federal não licitará essa obra em 2015.
Para resolver o problema do trânsito intenso de veículos pesados no perímetro urbano de Porto Velho, conforme o DER, o governador Confúcio Moura (PMDB) conseguiu em Brasília a autorização do governo federal para o governo de Rondônia reabrir a estrada e liberar o trânsito para caminhões e carretas no Contorno Norte, mesmo em estrada de chão.
De acordo com Só na Bença “o serviço de patrolamento e encascalhamento já está em fase final e segundo o DER seguirá os padrões de rodovia federal com abertura lateral de 50 metros (25 metros do eixo da pista para cada lado), sendo 12 metros de pista de rolamento com a base de cascalho com 15 cm compactados, para suportar o peso das carretas e que a estrada terá sinalização em toda sua extensão. “O Dnit não tem previsão para fazer a obra, o governo estadual decidiu pela reabertura da estrada mesmo sem asfalto”, finalizou.
Fonte: Ascom
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