Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTERO lança campanha do Projeto de Lei de Iniciativa


SINTERO lança campanha do Projeto de Lei de Iniciativa
Popular para implantar Gestão Democrática nas Escolas

Durante a assembléia dos trabalhadores em educação estaduais, realizada nesta quarta-feira em todo o Estado, o SINTERO lançou uma campanha para colher mais de 40 mil assinaturas de cidadãs e cidadãos rondonienses, visando dar entrada em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que garanta a implantação da gestão democrática plena nas escolas estaduais. A medida visa extinguir o uso político das escolas para a nomeação de diretores através do método QI “Quem Indicou”.

A gestão democrática é um dos elementos necessários à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, ao lado de um Plano Estadual de Educação e de um Plano de Carreira unificado dos trabalhadores em educação. A propositura do Projeto de Lei de Iniciativa Popular está prevista no artigo 39, parágrafo 2º da Constituição estadual, e exige a assinatura de 3% do eleitorado de 25% dos Municípios.

O lançamento da campanha foi aplaudido pelas centenas de trabalhadores em educação que compareceram à assembléia. Além do envolvimento na coleta de assinaturas, a categoria promete acompanhar a tramitação do projeto na Assembléia Legislativa. “Acreditamos que os deputados estaduais não vão votar contra um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino. Os trabalhadores em educação estarão no plenário da Assembléia Legislativa para cobrar o compromisso dos deputados”, disse a presidente do SINTERO Claudir Mata.

Segundo ela, a gestão democrática plena vai além da simples eleição de lista tríplice para que o governador escolha o diretor de escola. “A verdadeira gestão democrática começa com a eleição direta dos diretores, mas também abrange toda a administração da escola, desde o projeto didático-pedagógico até as decisões mais simples, envolvendo corpo diretivo, trabalhadores em educação, pais de alunos, enfim, toda a comunidade escolar”, disse Claudir. O formulário com o abaixo-assinado começa a percorrer o Estado nos próximos dias.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)