Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTERO lança campanha do Projeto de Lei de Iniciativa


SINTERO lança campanha do Projeto de Lei de Iniciativa
Popular para implantar Gestão Democrática nas Escolas

Durante a assembléia dos trabalhadores em educação estaduais, realizada nesta quarta-feira em todo o Estado, o SINTERO lançou uma campanha para colher mais de 40 mil assinaturas de cidadãs e cidadãos rondonienses, visando dar entrada em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que garanta a implantação da gestão democrática plena nas escolas estaduais. A medida visa extinguir o uso político das escolas para a nomeação de diretores através do método QI “Quem Indicou”.

A gestão democrática é um dos elementos necessários à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas, ao lado de um Plano Estadual de Educação e de um Plano de Carreira unificado dos trabalhadores em educação. A propositura do Projeto de Lei de Iniciativa Popular está prevista no artigo 39, parágrafo 2º da Constituição estadual, e exige a assinatura de 3% do eleitorado de 25% dos Municípios.

O lançamento da campanha foi aplaudido pelas centenas de trabalhadores em educação que compareceram à assembléia. Além do envolvimento na coleta de assinaturas, a categoria promete acompanhar a tramitação do projeto na Assembléia Legislativa. “Acreditamos que os deputados estaduais não vão votar contra um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino. Os trabalhadores em educação estarão no plenário da Assembléia Legislativa para cobrar o compromisso dos deputados”, disse a presidente do SINTERO Claudir Mata.

Segundo ela, a gestão democrática plena vai além da simples eleição de lista tríplice para que o governador escolha o diretor de escola. “A verdadeira gestão democrática começa com a eleição direta dos diretores, mas também abrange toda a administração da escola, desde o projeto didático-pedagógico até as decisões mais simples, envolvendo corpo diretivo, trabalhadores em educação, pais de alunos, enfim, toda a comunidade escolar”, disse Claudir. O formulário com o abaixo-assinado começa a percorrer o Estado nos próximos dias.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)