Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sintero discute com o governo a Pauta de Reivindicações


A direção do Sintero já ininiciou as discussões com o governo do Estado visando às negociações para o atendimento da Pauta de Reivindicações de 2014, aprovada em assembleia pelos trabalhadores em educação. As assembleias para a elaboração e aprovação da pauta foram realizadas em todas as Regionais na segunda quinzena de dezembro.

Arquivo em PDF
Gente de Opinião
Oficio ao governo

 
Gente de OpiniãoPAUTA DE REIVINDICAÇÕES
PARA 2014

 

Como tem acontecido desde o início da luta, a principal reivindicação da categoria é por salário justo, melhores condições de trabalho, valorização dos  profissionais e por mecanismos que melhorem a qualidade do ensino público.

Diferentemente dos anos anteriores, quando a base da reivindicação salarial era o percentual da inflação em relação à evolução do salário, o que sempre gerou perdas acumuladas, neste ano os trabalhadores em educação reivindicam aumento salarial de 19,2%, índice de crescimento do Fundeb registrado pelo MEC em 2013.

Além de reajuste salarial, a categoria reivindica, entre outros itens, a manutenção da gratificação de incentivo à educação, de 7,97% conquistada através da greve de 2013; extensão do auxílio transporte a todos os trabalhadores em educação em todo o Estado; o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia; o pagamento dos precatórios; definição de piso salarial para os Técnicos Administrativos; e o retorno do Auxílio Saúde aos aposentados (veja a pauta completa abaixo).

A pauta já foi encaminhada ao governador Confúcio Moura e ao secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, com um pedido de audiência para início das negociações.

Os primeiros contatos já foram feitos e a direção do Sintero aguarda para esta semana o agendamento das audiências de negociação.

O Secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, observou que as negociações com o governo precisam ser realizadas o quanto antes, pois 2014 é um ano de eleições estaduais e a legislação brasileira impõe limites, inclusive de prazos, para a concessão de reajustes ou gratificações.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que as negociações levarão em conta a necessidade dos trabalhadores em educação de resolverem os problemas mais urgentes da categoria.

Ainda no início deste ano o Sintero deverá convocar os filiados para assembleias em todo o Estado com a finalidade de apresentar o resultado das negociações e definir estratégias de luta.

Fonte: Ascom/Sintero

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)