Domingo, 12 de janeiro de 2014 - 13h12
A direção do Sintero já ininiciou as discussões com o governo do Estado visando às negociações para o atendimento da Pauta de Reivindicações de 2014, aprovada em assembleia pelos trabalhadores em educação. As assembleias para a elaboração e aprovação da pauta foram realizadas em todas as Regionais na segunda quinzena de dezembro.
![]() Oficio ao governo |
PAUTA DE REIVINDICAÇÕESPARA 2014 |
Como tem acontecido desde o início da luta, a principal reivindicação da categoria é por salário justo, melhores condições de trabalho, valorização dos profissionais e por mecanismos que melhorem a qualidade do ensino público.
Diferentemente dos anos anteriores, quando a base da reivindicação salarial era o percentual da inflação em relação à evolução do salário, o que sempre gerou perdas acumuladas, neste ano os trabalhadores em educação reivindicam aumento salarial de 19,2%, índice de crescimento do Fundeb registrado pelo MEC em 2013.
Além de reajuste salarial, a categoria reivindica, entre outros itens, a manutenção da gratificação de incentivo à educação, de 7,97% conquistada através da greve de 2013; extensão do auxílio transporte a todos os trabalhadores em educação em todo o Estado; o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia; o pagamento dos precatórios; definição de piso salarial para os Técnicos Administrativos; e o retorno do Auxílio Saúde aos aposentados (veja a pauta completa abaixo).
A pauta já foi encaminhada ao governador Confúcio Moura e ao secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, com um pedido de audiência para início das negociações.
Os primeiros contatos já foram feitos e a direção do Sintero aguarda para esta semana o agendamento das audiências de negociação.
O Secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, observou que as negociações com o governo precisam ser realizadas o quanto antes, pois 2014 é um ano de eleições estaduais e a legislação brasileira impõe limites, inclusive de prazos, para a concessão de reajustes ou gratificações.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que as negociações levarão em conta a necessidade dos trabalhadores em educação de resolverem os problemas mais urgentes da categoria.
Ainda no início deste ano o Sintero deverá convocar os filiados para assembleias em todo o Estado com a finalidade de apresentar o resultado das negociações e definir estratégias de luta.
Fonte: Ascom/Sintero
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)