Domingo, 12 de janeiro de 2014 - 13h12
A direção do Sintero já ininiciou as discussões com o governo do Estado visando às negociações para o atendimento da Pauta de Reivindicações de 2014, aprovada em assembleia pelos trabalhadores em educação. As assembleias para a elaboração e aprovação da pauta foram realizadas em todas as Regionais na segunda quinzena de dezembro.
![]() Oficio ao governo |
![]() PARA 2014 |
Como tem acontecido desde o início da luta, a principal reivindicação da categoria é por salário justo, melhores condições de trabalho, valorização dos profissionais e por mecanismos que melhorem a qualidade do ensino público.
Diferentemente dos anos anteriores, quando a base da reivindicação salarial era o percentual da inflação em relação à evolução do salário, o que sempre gerou perdas acumuladas, neste ano os trabalhadores em educação reivindicam aumento salarial de 19,2%, índice de crescimento do Fundeb registrado pelo MEC em 2013.
Além de reajuste salarial, a categoria reivindica, entre outros itens, a manutenção da gratificação de incentivo à educação, de 7,97% conquistada através da greve de 2013; extensão do auxílio transporte a todos os trabalhadores em educação em todo o Estado; o pagamento da Licença Prêmio em pecúnia; o pagamento dos precatórios; definição de piso salarial para os Técnicos Administrativos; e o retorno do Auxílio Saúde aos aposentados (veja a pauta completa abaixo).
A pauta já foi encaminhada ao governador Confúcio Moura e ao secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, com um pedido de audiência para início das negociações.
Os primeiros contatos já foram feitos e a direção do Sintero aguarda para esta semana o agendamento das audiências de negociação.
O Secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, observou que as negociações com o governo precisam ser realizadas o quanto antes, pois 2014 é um ano de eleições estaduais e a legislação brasileira impõe limites, inclusive de prazos, para a concessão de reajustes ou gratificações.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que as negociações levarão em conta a necessidade dos trabalhadores em educação de resolverem os problemas mais urgentes da categoria.
Ainda no início deste ano o Sintero deverá convocar os filiados para assembleias em todo o Estado com a finalidade de apresentar o resultado das negociações e definir estratégias de luta.
Fonte: Ascom/Sintero
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso