Terça-feira, 3 de abril de 2012 - 16h09
A unificação dos sindicatos de diferentes categorias do funcionalismo público foi tema do I Encontro Sindical e de Cooperativismo dos servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, realizado no último sábado, 31 de março, no município de Cacoal. O evento, idealizado pelo Sinsjustra, contou com a presença maciça de servidores federais da região de Cacoal e do presidente do Sinsjustra RO/AC Antônio Batista, além de sindicalistas ligados a servidores da justiça federal.
Reunidos nas dependências do Catuaí Hotel, servidores da Justiça do Trabalho e membros da diretoria do Sinsjustra acompanharam palestras previstas na programação do Encontro Sindical, além de prestigiar o sorteio de um notebook a um servidor inscrito no evento.
Saulo Arcangeli, coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, foi um dos palestrantes do encontro e destacou o histórico e mobilizações em torno do PCS4. Arcangeli enumerou o histórico do Plano de Carreira que trata de itens como remuneração dos servidores, cargos, áreas de atividades, licença mandato classista, assédio moral, quebra de paridade conforme propostas encaminhadas pelos sindicatos de cada Estado.
O coordenador da Fenajufe também defendeu a unificação dos sindicatos envolvendo servidores de todas as esferas da justiça federal. Arcangeli classificou a proposta como sendo “um caminho essencial para tornar o sindicalismo forte e cada vez mais atuante na defesa dos interesses dos servidores”.
As vantagens do cooperativismo, especialmente da cooperativa de crédito foi outro tema tratado no encontro promovido pelo Sinjsjustra. Estácio Trajano Borges Diretor-Presidente da Credjurd de Porto Velho, falou da importância da cooperativa de crédito e das opções para os servidores da Justiça do Trabalho.
Premiado
Valério Lourenço, servidor público lotado na Vara de Ariquemes foi o ganhador do notebook, oferecido pelo Sinsjustra. Todos servidores que se inscreveram no Encontro Sindical ocorrido nas cidades de Porto Velho, Rio Branco e Cacoal, concorreram a um equipamento em cada etapa do evento.
Avaliação
Antônio Batista, presidente do Sinsjustra RO/AC fez uma avaliação positiva do Encontro Sindical e de Cooperativismo. “Foi importante defender a unificação dos servidores bem como dos sindicatos existentes. Creio que agora temos mais força para defender essa bandeira”, comemorou.
Sobre o conteúdo dos palestrantes, Antônio ressaltou o apoio da Fenajufe que enviou coordenadores da federação divulgando detalhes dos processos de interesse dos servidores de Rondônia e Acre tramitando nas diversas esferas de Brasília. “Estamos confiantes em realizar novas ações no propósito de unir e beneficiar nossos servidores e filiados”, finalizou.
Fonte: Adão Gomes
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep