Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sinjor pede mais comprometimento por parte de jornalistas provisionados



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), por meio de seu presidente, Marcos Grutzmacher, confirmou nesta segunda-feira (30/6) que a tentativa de formar uma turma para conseguir um bom desconto em uma faculdade com o curso de Jornalismo já conta com 36 profissionais cadastrados.

No entanto, destes, apenas seis forneceram os dados completos e se mostram realmente interessados em conseguir estudar e se formar numa faculdade, inibindo o risco de continuarem ilegais, conforme determina a lei de imprensa.

Marcos explicou que a maioria dos jornalistas que atuam em Porto Velho são provisionados, ou seja, não possuem formação no curso de Jornalismo ou Comunicação Social e exercem a profissão até então resguardados pela lei. No entanto, esses jornalistas estão ameaçados de perderem a legitimidade como jornalistas depois que o curso da Faro foi enfim reconhecido pelo Ministério da Educação.

"Precisamos formar esta turma o quanto antes. Já estamos até negociando com as faculdades e podemos conseguir um bom desconto na mensalidade. No entanto, precisamos que os colegas se mostrem realmente comprometidos com isso, que queiram estudar e se regularizar. Não podemos formar uma turma, por maior que seja, e depois apenas meia dúzia compareça para estudar", detalhou.

O presidente disse ainda que espera contar com o apoio das próprias empresas de comunicação, de rádio, televisão, sites e impressos, pois assim estariam não só contribuindo com a capacitação profissional dos seus funcionários, mas principalmente inibindo o exercício ilegal da profissão.

"Do contrário, estariam estimulando um crime federal, o que também é considerado crime", encerra. 

Fonte: Rondineli Gonzalez

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

servidores dos ex-territórios

servidores dos ex-territórios

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)