Segunda-feira, 30 de junho de 2008 - 10h54
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), por meio de seu presidente, Marcos Grutzmacher, confirmou nesta segunda-feira (30/6) que a tentativa de formar uma turma para conseguir um bom desconto em uma faculdade com o curso de Jornalismo já conta com 36 profissionais cadastrados.
No entanto, destes, apenas seis forneceram os dados completos e se mostram realmente interessados em conseguir estudar e se formar numa faculdade, inibindo o risco de continuarem ilegais, conforme determina a lei de imprensa.
Marcos explicou que a maioria dos jornalistas que atuam em Porto Velho são provisionados, ou seja, não possuem formação no curso de Jornalismo ou Comunicação Social e exercem a profissão até então resguardados pela lei. No entanto, esses jornalistas estão ameaçados de perderem a legitimidade como jornalistas depois que o curso da Faro foi enfim reconhecido pelo Ministério da Educação.
"Precisamos formar esta turma o quanto antes. Já estamos até negociando com as faculdades e podemos conseguir um bom desconto na mensalidade. No entanto, precisamos que os colegas se mostrem realmente comprometidos com isso, que queiram estudar e se regularizar. Não podemos formar uma turma, por maior que seja, e depois apenas meia dúzia compareça para estudar", detalhou.
O presidente disse ainda que espera contar com o apoio das próprias empresas de comunicação, de rádio, televisão, sites e impressos, pois assim estariam não só contribuindo com a capacitação profissional dos seus funcionários, mas principalmente inibindo o exercício ilegal da profissão.
"Do contrário, estariam estimulando um crime federal, o que também é considerado crime", encerra.
Fonte: Rondineli Gonzalez
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO
O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)