Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINJOR clama ação para impedir lei insana...


SINJOR CLAMA AO GOVERNADOR AÇÃO PARA IMPEDIR LEI INSANA DE VALTER ARAÚJO QUE IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), através de toda sua diretoria e em nome de todos os filiados e profissionais de imprensa do Estado, enviou ofício na manhã desta sexta-feira (20/7) ao governador Ivo Cassol. No documento, o Sinjor faz um apelo ao chefe do Executivo para impedir que a lei do deputado Valter Araújo (PTB – Porto Velho), que impede a construção de obras em locais onde existam nascentes ou olhos d'água, seja imediatamente barrada.
Para o presidente do Sinjor, Marcos Grützmacher, o parlamentar, com este projeto, entra diretamente no caminho de retrocesso para com o progresso do Estado de Rondônia.
"Depois de uma luta para a liberação das usinas do madeira, com o projeto, a Estrada de Ferro Madeira-Mamore não poderá sofrer a tão esperada reforma e o porto de Porto velho não poderá operar. São apenas dois exemplos do que essa lei insana pode vir a promover. O progresso deve ser feito com inteligência e não apenas com interesses próprios", disse o jornalista.

Veja abaixo a íntegra do documento enviado ao governador:

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE RONDÔNIA
FILIADO À FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ
CARTA SINDICAL Nº 0090220131-4     CNPJ 34.737.320/0001-40

Oficio 0055/2007/SINJOR                                            Porto Velho, 20 de julho de 2007.

Senhor Governador,

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia recorre à Vossa Excelência no sentido de alertá-lo sobre a iminente ameaça que paira sobre o Estado, em especial, na Capital, com relação a interesses subalternos, que vêm tentando, de todas as formas, impedir o livre empreendimento e o desenvolvimento regional.

A recente aprovação do Projeto de Lei 071-2007, da Assembléia Legislativa de Rondônia, de autoria do deputado Valter Araújo, significa um retrocesso no desenvolvimento local e se contrapõe inclusive a recente medida de aprovação da construção das usinas do Rio Madeira.

Os jornalistas rondonienses, além de manifestarem preocupação, também apelam à Vossa Excelência no sentido de vetar integralmente o famigerado Projeto de Lei, inclusive por ferir preceitos constitucionais, no que tange a questão de subsolo, por ser prerrogativa da União.

Atenciosamente,

Marcos Antônio Grützmacher
Presidente do SINJOR

Exmo. Sr.
IVO NARCISO CASSOL
Governador do Estado
Nesta

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)